Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

27/05/2016 - 19h03

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

27/05/2016 - 19h03

SOS Serra da Capivara tenta mobilizar sociedade em busca de recursos

Movimento surgiu de um jovem no interior pernambucano e já chega a outros países

SOS Serra da Capivara tenta mobilizar sociedade

 SOS Serra da Capivara tenta mobilizar sociedade

Nos últimos meses, a imprensa tem mostrado as consequências da crise econômica na manutenção do Parque Nacional Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato. Demissão de dezenas de funcionários, fechamento de guaritas de proteção e redução de gastos com conservação foram algumas medidas necessárias para enquadrar o parque na sua nova realidade financeira. Sensibilizado com a situação, surgiu o movimento SOS Serra da Capivara que busca mobilizar a sociedade em torno das demandas do patrimônio localizado no semiárido piauiense.

 

O primeiro impulso foi dado por um jovem morador da cidade de Sertânia, no estado de Pernambuco. Thiago Melo é um entusiasta da arqueologia e trabalhou na área como auxiliar de monitoramento do INAPAS (Instituto Nacional de Arqueologia, Paleontologia e Ambiente do Semiárido). O Instituto recolhe materiais pré-históricos na região e parte dele é enviado para análise na Fumdham (Fundação Museu do Homem Americano), em São Raimundo Nonato.

 

Pode-se ajudar a campanha divulgando no perfil do Facebook

 

Acompanhando a situação financeira da Serra da Capivara, Thiago se moveu nas mídias sócias e compartilhou em diversos grupos do Facebook as notícias referentes ao problema. Logo, atraiu o interesse de pessoas de várias regiões do país e de diversas áreas de atuação. A partir do interior de Pernambuco, o jovem está conseguindo mobilizar profissionais de vários segmentos em São Paulo, Santa Catarina, Parnaíba, Teresina, Goiás, etc.

 

O objetivo do SOS Serra da Capivara é conseguir voluntários que doem valores a Fumdham. Em conversas com a instituição, Thiago foi informado da quantia mensal necessária para manter o parque. A partir disso, o movimento está buscando 10 mil pessoas que contribuam com um valor mensal de R$20 reais, o que já cobriria boa parte dos gastos correntes.

 

7 dicas de passeio para adultos e crianças em Pedro II

 

 A primeira ação foi criar uma página no Facebook. Esta, em cerca de 15 dias, conseguiu atrair mais de 3 mil pessoas interessadas com a causa. Ela possibilita informar-se sobre a situação do parque e disponibiliza informações sobre como ajudar. A segunda ação, que ainda está sendo organizada, será uma campanha de crowdfunding (vaquinha online). Além disso, cada voluntário do movimento busca formas de dar maior visibilidade à questão. Assim, eles já conseguiram atrair pessoas de outros países e tentam mobilizar artistas de renome em torno da causa.

 

                                                         Foto: Acervo Fumdham

Ajuda será para preservar estrutura e patrimônio como as pinturas rupestres     

 

Situação pode resolver-se na Justiça

 

A OAB-PI entrou com uma Ação Civil Pública contra órgão federais para assegurar recursos da Câmara de Compensação Ambiental para a preservação do parque. Na próxima segunda-feira (30), haverá audiência para analisar o caso. A expectativa é de que sejam liberados mais de R$4 milhões de reais.

 

O Parque Nacional Serra da Capivara

 

                                                  Foto: Acervo Fumdham

Fauna, flora, formações rochosas e história recheiam o parque

 

Localizado a cerca de 500km de Teresina e 400km de Petrolina, o parque abriga vestígios do homem com mais de 50 mil anos, os mais antigos da América. Possui a maior quantidade de pinturas rupestres do mundo, demonstrando que era uma área bastante povoada na pré-História. Além disso, abriga uma área preservada do bioma caatinga, único exclusivamente brasileiro, mantendo espécies animais e vegetais que só podem ser encontradas no parque. Tudo isso torna o local Patrimônio Cultural da Humanidade segundo a Unesco.

 

Fazenda oferece contato com cerrado preservado no Sul do Piauí

 

Como ajudar

 

A conta da Fumdham para quem quiser ajudar é:

 

Banco do Brasil

 

Agência: 2660-3

 

Conta: 443322-X

 

CNPJ: 07.682.107/0001-06

 

Nome: Fundação Museu do Homem Americano

 

Nícolas Barbosa

Comentários