Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

19/07/2016 - 06h34

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

19/07/2016 - 06h34

Intercambistas passam suas impressões sobre Teresina

Jovens falam sobre tranquilidade no litoral e cultura piauiense

Chegada do dinamarquês Peter em Teresina (Foto: Assessoria)

 Chegada do dinamarquês Peter em Teresina (Foto: Assessoria)

O Piauí ainda está distante de ser um destino tradicional de estrangeiros. Apesar do potencial no ecoturismo, principalmente por causa do Delta do Parnaíba, do Parque Serra da Capivara e da Caatinga, ainda há déficit de divulgação e outros aspectos que podem incrementar o número de visitantes de fora do país. Entretanto, há alguns jovens que vem de outras nações fazer intercâmbio no estado. Eles são um importante meio de compartilhar a cultura e os atrativos piauienses.

 

A coluna conversou com dois adolescentes que vieram da Europa passar 1 ano conhecendo o Brasil e ficaram no Piauí. O alemão Tim Lenke e o dinamarquês Peter Krogh Frausing fizeram parte do Intercâmbio de Jovens da Fundação Rotária do Rotary Clube, um clube de serviços mundial. Tim tem 16 anos e Peter com 17.

 

Concurso de fotografia premia com passeios e hospedagens no litoral

 

No intercâmbio, os jovens poderiam escolher 3 opções de países, sendo que Peter preferiu países da América Latina e Tim do hemisfério Sul, mas de regiões diferentes. Confessaram que, quando foram escolhidos para o Teresina, acreditaram que estavam vindo para uma região semelhante à Floresta Amazônica. Peter pensou que a cidade seria muito grande, pois a capital da Dinamarca possui cerca de 550 mil habitantes.

 

Ao chegar, a expectativa frustrou. Perceberam que a cidade tinha muita pobreza e um deles comparou Teresina às grandes cidades da África. Aos poucos foram apresentados à cultura local e conhecendo a receptividade piauiense, a culinária, aonde apreciaram o churrasco e paçoca, e piscina a céu aberto, algo que não tem na Dinamarca e na Alemanha. Peter e Tim conheceram várias praias do Brasil e da América do Sul em seu intercâmbio, mas se apaixonaram pela tranquilidade de Luis Correia. “Mesmo o Rio de Janeiro sendo tão bonito, a tranquilidade de Luis Correia é encantadora. Gostaria de voltar”, relata Tim.

 

Intercambistas participam de evento com membros do Rotary (Foto: Assessoria)

 

De Teresina, falaram que o fato de ser uma cidade sem muitos pontos turísticos tornou o intercâmbio mais autêntico. Na capital piauiense foram ao Corso, ao Cidade Junina e a outros eventos culturais.

 

Aplicativo ajuda a curtir melhor as férias no litoral

 

Violência atrapalha a visita

 

Um ponto negativo do intercâmbio foi o medo cotidiano de andar nas ruas. O perigo de ser assaltado fez os estudantes terem saudade de seus países. Tim e Peter relataram que a violência retira a sensação de liberdade no dia a dia.

 

Intercâmbio do Rotary

 

O Rotary é um clube de serviços com dimensão global. Tendo como uma das metas promover a paz e compressão entre os povos, o intercâmbio não tem fim lucrativo e coloca o estudante em contato com famílias que tem interesse em compartilhar sua cultura com o jovem. Além do programa para adolescentes de até 18 anos, existem opções para pessoas de até 25 anos. Eles são abertos anualmente e são ofertados para qualquer pessoa da comunidade. Esta terá que passar por avaliações de conhecimento na língua e comportamentais.

       

Nícolas Barbosa

Comentários