Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 26 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

25/07/2016 - 07h26

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

25/07/2016 - 07h26

Metrô de Teresina: atrativos, potenciais e decepções

Parque da Cidadania joga luz na estação da Miguel Rosa e possível potencial turístico para o metrô

Estação da Miguel Rosa fica bem próxima ao Parque da Cidadania

 Estação da Miguel Rosa fica bem próxima ao Parque da Cidadania

O recém inaugurado Parque da Cidadania, na Avenida Frei Serafim, já se tornou um importante ponto de Teresina. Os turistas têm a possibilidade de estar em uma área verde que se mistura com espaços arquitetônicos da antiga Rede Ferroviária Federal. Além disso, um museu com peças de artesanato em madeira, restaurantes com cardápios atraentes e diversificados e espaços para diversas práticas esportivas completam o cenário da mais nova atração do centro da capital.

 

Mas o blog foi atrás de uma outra experiência. Aproveitando a proximidade da área com a estação de metrô da Avenida Miguel Rosa, pegamos o transporte nessa e seguimos até a estação da Praça da Bandeira.

 

Intercambistas passam suas impressões sobre Teresina

 

Em várias capitais do mundo, as linhas metroviárias são o mais importante canal de transporte para turistas. Além de as estações geralmente estarem próximas de museus, bairros históricos e outros atrativos, o próprio comércio sempre busca estar nas cercanias do grande fluxo de pessoas. Infelizmente, o metrô de Teresina deixa muito a desejar, mas mesmo assim a experiência vale a pena.

 

Relato do passeio

 

O carro ficou no estacionamento da estação da Avenida Miguel Rosa. Como a viagem foi feita a tarde, esse caminho era mais interessante, pois o centro comercial fica deserto a noite. Além disso estacionar na região do parque é bem mais barato.

 

O trem demorou um pouco porque a linha só tem uma locomotiva. A espera durou cerca de 40 minutos, mas os funcionários informaram logo quanto tempo aguardar e acertaram em cheio. Nessa parte encontramos o primeiro problema. Existe um portão que liga o parque à estação, mas o mesmo fica fechado. Segundo os funcionários do metrô, o objetivo é evitar vândalos, apesar de o parque conter segurança privada. Se estivesse aberto seria um bom tempo para curtir a área verde.

 

Vista do lago do Parque da Cidadania em fim de tarde 

 

O percurso entre a Miguel Rosa e a Praça da Bandeira dura cerca de 8 minutos. Na maior parte do tempo, viaja-se dentro de um aterro feito para o metrô não cruzar com o trânsito de veículos. É mais um trecho ruim. Além dos moradores jogarem lixo na área, existem moradores de rua que vivem em baixo dos viadutos. Não é algo bonito de se vê, mas retrata um pouco da realidade social teresinense. Outra decepção é não ter uma estação próxima ao Mercado do Mafuá, que fica a apenas duas quadras da linha.

 

Ponte Metálica vista por um ângulo diferente no elevado da Avenida Maranhão

 

Entretanto, o grande motivo de fazer a viagem de metrô ao vir a Teresina é na chegada ao elevado da Avenida Maranhão. Durante essa parte, é possível ter uma visão única de dois cartões postais da cidade. A Ponte Metálica aparece logo na curva e na chegada à Praça da Bandeira é possível uma bela vista da Igreja Nossa Senhora do Amparo, matriz da capital.

 

A estação da Praça da Bandeira fica no Shopping da Cidade, importante centro de compras da capital. Na região estão prédios históricos importantes como o Troca-Troca, o Museu do Piauí, o Palácio da Cidade, o Mercado Central, etc. A praça é o marco zero de Teresina e fica em área bem localizada para caminhar pela parte histórica do centro.

 

Chegada à estação da Praça da Bandeira se completa com vista do Rio Parnaíba

 

Pontos a melhorar

 

O Parque da Cidadania faz parte do projeto de revitalização do centro de Teresina e já se mostrou importante para a movimentação da região. O uso do metrô como modo locomoção pode ampliar os resultados do parque para a melhoria do lazer na área e ser importante para o turismo na capital.

 

Concurso de fotografia premia com passeios e hospedagens no litoral

 

A melhoria da locomotiva é essencial. Além de velha, ela precisa de vidros panorâmicos para que a vista do elevado da Avenida Maranhão seja melhor contemplada. Além disso, a limpeza do aterro seria essencial. Para o turismo, seria importante uma estação próxima ao Mercado do Mafuá, para o turista ter mais um atrativo. Por fim, o funcionamento aos finais de semana poderia ser importante para a revitalização do centro, mesmo que fosse apenas entre as estações da Avenida Miguel Rosa e da Praça da Bandeira. O custo de apenas 80 centavos da passagem ajuda a incentivar seu uso.  

 

 

 

Nícolas Barbosa

Comentários