Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

02/08/2016 - 07h56

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

02/08/2016 - 07h56

O Centro de Teresina além do tradicional

Praça Saraiva e proximidades guardam importantes pontos turísticos teresinenses

Igreja Nossa Senhora das Dores é a Catedral Metropolitana

 Igreja Nossa Senhora das Dores é a Catedral Metropolitana

Quando se fala em praça no Centro de Teresina, as duas referências são a Praça da Bandeira e a Praça Pedro II. A primeira é o marco zero da cidade, aonde estão prédios importantes como o Museu do Piauí e o Palácio da Cidade, e na segunda estão o Centro de Artesanato e o Teatro 4 de Setembro. Entretanto, a Praça Saraiva também guarda importantes pontos turísticos, como a Casa da Cultura, a Igreja Nossa Senhora das Dores e nas proximidades estão o Palácio da Música e o Museu de Arte Sacra.

 

Metrô de Teresina: atrativos, potenciais e decepções

 

Durante os primeiros anos da capital, a Praça Saraiva foi um ponto extremo da área urbana. O local era considerado distante e no lugar de uma praça existia um descampado aonde, inclusive, aconteceram as primeiras partidas de futebol teresinenses. Ainda hoje, o local fica fora da área de comércio mais movimentada, servindo mais como ponto de chegada para passageiros que vem da zona sul da cidade.

 

Casa da Cultura foi construída em 1890 e recebe importantes manifestações artísticas.

 

Mas três prédios históricos compõem a paisagem da praça. O principal deles é a Igreja Nossa Senhora das Dores. Poucos teresinenses sabem que essa é a Catedral Metropolitana. Quando foi construída, em 1875, a igreja era a mais imponente da cidade. A construção deveria estar pronta 5 anos antes, mas dificuldades geradas por dois desabamentos evitaram a inauguração. A arquitetura eclética é marca do século XIX e os grandes destaques são seus ladrilhos e as torres e tornam a construção um importante ponto a ser visitado na capital.

 

Os outros 2 prédios históricos localizados na Praça Saraiva são a Casa da Cultura e o Colégio Diocesano. Este, de 1906, é um dos colégios mais antigos da capital, por onde passaram vários governadores e personalidades. Dirigido até hoje por jesuítas, tem como marcos arquitetônicos a concha que envolve a imagem de São Francisco de Sales em tamanho natural e o brasão de Dom Otaviano de Albuquerque, segundo bispo do Piauí. A Casa da Cultura foi construída em 1890 e era o casarão do Barão de Gurguéia. Este foi um importante político e empresário do século XIX. Está em bom estado de conservação, principalmente interno, e recebe constantemente exposições de vários tipos de arte.

 

Intercambistas passam suas impressões sobre Teresina

 

Proximidades

 

Auditório do Palácio da Música. Fica nas proximidades da Praça Saraiva.

 

5 quadras em direção à zona Sul, está o Palácio da Música. Neste fica abrigada a Orquestra Sinfônica de Teresina. A estrutura é bastante simples, mas bastante indicada para quem deseja apreciar a boa música. A programação é farta e aos domingos o projeto Concertos Matinais recebe grandes apresentações, sendo que, geralmente no último domingo de cada mês a orquestra se apresenta.

 

Algumas quadras a leste da Praça Saraiva se encontra o escondido Museu de Arte Sacra. Apesar de pequeno, é o museu com peças mais representativas da cidade. A casa que abriga o ponto pertencia a Dom Paulo Libório e tem arquitetura tradicional portuguesa em excelente grau de preservação. As peças sacras que compõem o acervo são variadas, tendo relíquias dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX. São tantas atrações que em breve queremos trazer mais detalhes desse museu.    

 

Acervo do Museu de Arte Sacra guarda peças do episcopado piauiense

Nícolas Barbosa

Comentários