Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

07/10/2016 - 11h32

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

07/10/2016 - 11h32

São João do Piauí - o sertão virou mar

Próxima de Serra da Capivara, São João tem barragem e brisa de mar

Barragem do Jenipapo forma um lago gigante no sertão

 Barragem do Jenipapo forma um lago gigante no sertão

No último texto abordou-se o roteiro até a cidade de São João do Piauí, a  a 486 km quilômetros de Teresina. História, religiosidade e belas paisagens estão no caminho. Esta postagem se dedicará a apresentar as atrações do local.

 

A apenas 100 quilômetros da Serra da Capivara, São João originou-se de uma das fazendas mais antigas do Piauí. O bandeirante Domingos Afonso Mafrense ofereceu as terras como presente aos jesuítas, o que também aconteceu com diversas outras cidades do estado. No decorrer da história, a localidade esteve subordinada a Oeiras e São Raimundo Nonato até que se emancipou em 1906.

 

Piauí em 7 dias. Roteiro para aproveitar os vôos da Piquiatuba

 

Roteiro por São João do Piauí

 

Os principais atrativos da cidade podem ser conhecidos em um dia. Em cerca de 12 horas é possível aproveitar todos eles. A sugestão é aproveitar um dia de viagem à Serra da Capivara em que se queira descansar das caminhadas pela natureza para fazer um roteiro mais leve e relaxar. Os três principais pontos são: o centro, que tem a maior praça do estado e oferece experiências culinárias; o assentamento Marrecas, aonde se iniciou um pequeno projeto de produção de frutas, incluindo uvas; e a Barragem do Jenipapo, que tem um balneário com brisa marítima.

 

Barragem do Jenipapo

 

 

Com capacidade para mais de 240 milhões de litros de água, está entre as maiores do Piauí. Em uma das beiras há estrutura turística que recebe constantemente turistas com os mais variados perfis. Turismo de lazer, ecoturismo e pesca são algumas opções. Existem pessoas que oferecem barcos ou lanchas para quem tiver interesse em desbravar o lago.

 

Morros no caminho são o aperitivo para as lindas paisagens na barragem

 

A recomendação é ir pela manhã para almoçar e passar a tarde descansando. A apenas 20 quilômetros da entrada da cidade, a barragem apresenta lindas paisagens. Na estrada já se vê lindos morros que também estão presentes no lago. Eles e os mandacarus formam um contraste interessante com a água, o vento e as pequenas ondas.

 

Centro

 

Escultura de ferro doada pelo Projeto A cara alegre do Piauí

 

O destaque do Centro de São João do Piauí é a Praça Honório Santos. Além do dado estatístico de ser a maior do estado, ela mantém casas com arquitetura do início do século XX em ótimo estado e também uma dica culinária com sabor especial.

 

Rodando pelo centro, principalmente a noite quando o movimento diminui, há a sensação de voltar no tempo. Apesar de existirem prédios mais modernos, ainda há várias casas antigas bem cuidadas. Nessas existem moradores que mantém suas tradições.

 

Várias casas no centro estão bem preservadas e mantém arquitetura

 

A dica é dar uma volta no centro a noite para sentir um clima mais antigo e terminar na praça. Nesta o destaque é o carneiro na brasa. O primeiro diferencial está no atendimento. É mantida a tradição de deixar a carne no espeto, em que o cliente vai retirando seus pedaços como se fosse o churrasqueiro. Em seguida vem o sabor e a maciez.

 

Além do carneiro, experimente o doce de leite da cidade. Conheça a engorda também. É uma simples massa frita na gordura que possui uma textura bem diferenciada.

 

Assentamento Marreca – Festival da Uva

 

Igrea matriz da cidade de São João do Piauí

 

Há alguns anos, a cidade de São João do Piauí recebeu um projeto de agricultura irrigada que visa produzir frutas que não estão acostumadas com o sertão. O principal destaque são as uvas e a partir disso passou-se a realizar o Festival da Uva.

 

Arroz Maria Izabel, creme de galinha e paçoca. O arrumadinho do Piauí

 

Em 2016 ele já vai para a sua sexta edição, tendo recebido em anos anteriores atrações nacionais como Elba Ramalho, Xangai, Fernando Mendes e Waldonys. O evento passará a acontecer no mês de novembro, época em que as frutas estão na época de colheita.

 

Dica – Outro evento que movimenta São João do Piauí são os festejos do seu padroeiro. Esses acontecem no mês de junho e atraem os são-joanenses que migraram e moradores de cidades vizinhas.   

  

 

Nícolas Barbosa

Comentários