Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Colunas /

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

19/10/2016 - 11h11

Compartilhe

Nícolas Barbosa

nicolasnunesbarbosa@gmail.com

19/10/2016 - 11h11

3 pontos para visitar no Dia do Piauí

Piauí tem monumentos e pontos históricos da Independência do Brasil

Vista do Morro do Fidié em José de Freitas

 Vista do Morro do Fidié em José de Freitas

Pouca gente sabe que o feriado de hoje comemora um dos fatos mais importantes da Independência do Brasil. Em 19 de outubro de 1822, os parnaibanos decretavam adesão ao Império do Brasil e ao príncipe Dom Pedro I.

 

Existem muitos pontos representativos desta história que podem ser conhecidos no Piauí. Separamos 3 deles para você conhecer em sua próxima viagem. Todos eles estão no caminho dos principais atrativos piauienses ou próximos de Teresina.

 

São João do Piauí - o sertão virou mar

 

Monumento do Sesquicentenário da Independência - Parnaíba

 

 

A data 19 de outubro celebra o dia em que os parnaibanos aderiram a independência. Logo, um dos principais atrativos está na cidade. O Monumento do Sesquicentenário da Independência do Piauí está na Avenida Capitão Claro, em região ligada ao centro histórico de Parnaíba.

 

A obra faz referência aos 3 polos políticos que centralizaram as lutas: Parnaíba, Campo Maior e Oeiras. Além disso, também relembram 3 personagens históricos do processo na cidade litorânea: Simplício Dias, João Cândido e Miranda Osório.

 

O local vale uma parada para uma foto em passagem de quem vai ao Delta ou para as praias de Luis Correia e Barra Grande.

 

4 dicas para descanso enquanto viaja para votar

 

Monumento aos Heróis do Jenipapo

 

 

O mais tradicional de todos os pontos da independência. O Monumento aos Heróis do Jenipapo está no caminho do litoral, na BR 343. Localizado aonde aconteceu a Batalha do Jenipapo, nele encontram-se lápides em referência aos que lutaram contra os portugueses. Além disso, existe um memorial.

 

Morro do Fidié

 

A apenas XX quilômetros de Teresina, José de Freitas abriga o Morro do Fidié. Localizado no centro da cidade, o morro recebeu as tropas portuguesas por vários dias. Depois da Batalha do Jenipapo, o general Fidié fugiu com suas tropas para o Maranhão e usou o ponto para acompanhar a movimentação dos brasileiros que vinham de Campo Maior. A altura do morro favorecia a atividade.

Além da referência histórica, o Morro do Fidié possui importantes obras artísticas e tem boa estrutura para quem quiser ver a vista em seu cume.

 

  

Nícolas Barbosa

Comentários