Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Saúde

30/10/2017 - 09h49

Compartilhe

30/10/2017 - 09h49

Mutirão de cirurgias eletivas vai atender mais de duas mil pessoas

O plano de ação será apresentado nesta segunda, 30, às 8h, na Secretaria de Saúde

 Acesse Piauí

 

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, apresenta nesta segunda, 30, o plano de ação para realização do primeiro Mutirão de Cirurgias Eletivas, que já se inicia na primeira semana de novembro e será executado até o final de dezembro. A meta é que sejam atendidas mais de duas mil pessoas em diversos procedimentos, em dez unidades hospitalares.



De acordo com o secretário, o mutirão atende uma demanda identificada nos hospitais. “Vamos lançar o plano para realização de cirurgias eletivas no Piauí, pois temos uma fila de pacientes aguardando cirurgia. Já detectamos quais os tipos de procedimentos e qual o número de pessoas que necessitam de cirurgias. Para isso, vamos atender cerca de duas mil pessoas, que passarão por cirurgias geral, ortopédica, pediátrica e também cirurgia oftalmológica”, afirma.

 

Para realizar o mutirão, a Secretaria de Estado da Saúde disponibiliza R$ 3.896.119,33, fruto da portaria 1.294/2017, do Ministério da Saúde. Estão previstas cirurgias como gerais, pediátricas, ortopédicas e oftalmológicas, podendo ser procedimentos ambulatoriais, como aqueles que necessitam de internação hospitalar.

 

O primeiro Mutirão vai contemplar cerca de duas mil pessoas, que estão na fila de espera nos dez hospitais da rede estadual. Os pacientes serão chamados de acordo com o procedimento e serão contemplados aqueles residentes na sede do hospital, como também nos municípios no entorno, já que o Mutirão deve atender os pacientes residentes nos 224 municípios.

 

Dez hospitais estão sendo preparados para a realização dos procedimentos. São eles: 


Hospital Estadual Dirceu Arcoverde – HEDA (Parnaíba)
Hospital Estadual de Buriti dos Lopes – HEBL. (inauguração do Hospital será em novembro)
Hospital Estadual Gerson Castelo Branco – HEGCB (Luzilândia)
Hospital Estadual Júlio Hartman (Esperantina)
Hospital Regional de Campo Maior – HECM
Hospital da Polícia Militar – HPM (Teresina)
Hospital Estadual Deolindo Couto – HEDC (Oeiras)
Hospital Estadual Teresinha Nunes Barros – HETNB (São João do Piauí)
Hospital Estadual Manoel de Sousa Santos – HEMSS (Bom Jesus)
Hospital Estadual Dr. João Pacheco Cavalcante – HEDJPC (Corrente).

 

A apresentação do plano de ação vai ocorrer nesta segunda, dia 30, às 8h, na sede da Secretaria de Estado da Saúde e vai contar também com a presença dos diretores dos hospitais.

Acesse Piauí

Comentários