Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Saúde

07/11/2017 - 09h45

Compartilhe

07/11/2017 - 09h45

Defensoria Pública lança campanha de prevenção do câncer de próstata

 Acesse Piauí

 

O Núcleo Central da Defensoria Pública amanheceu, nessa segunda-feira, 06/11, enfeitado com o laço azul que simboliza a campanha de conscientização sobre a necessidade de prevenção ao câncer de próstata. O laço foi distribuídos para defensores públicos, servidores e estagiários e consta no site oficial da Instituição.
 

A Campanha, denominada de Novembro Azul é realizada durante o mês de novembro sendo dirigida especialmente aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Para chamar a atenção para a prevenção, o Centro de Apoio Multidisciplinar da Defensoria Pública, que conta com as assistentes sociais Valéria Miranda de Araújo e Mercês Krystine Araújo Silva, elaborou uma programação diferenciada. No dia 13 será realizado um stand up com os humoristas Lucas Nunes e Saulo Bastos. No dia 20 acontecerá a palestra “Prevenção ao Câncer de Próstata” proferida pela Biomédica e Farmacêutica Patrícia Virna. No dia 30 de novembro as atividades serão encerradas com a apresentação do Balé das Cidade de Teresina apresentando o espetáculo “Nas Brenhas”. Todas as atividades serão realizadas às 9h, no Núcleo Central da Defensoria Pública.

 

A iniciativa de distribuição do laço azul foi bem recebida nesta segunda-feira. O servidor Amarildo Vale de Oliveira destacou a aceitação. “É uma campanha muito importante  porque leva o homem, que normalmente é mais machista,  a se conscientizar e ver a necessidade de ir ao médico para fazer a prevenção”, disse. O vigilante Marcelo Rubens Ramos Silva concorda, “é uma iniciativa muito legal. Ajuda a conscientizar e a entender que fazer o exame é muito importante. Chama a atenção dos homens que têm a mania de não se prevenirem”, diz.

 

“É uma grande ideia  porque leva as pessoa a se prevenirem. Especialmente os homens, que se conscientizam sobre os riscos dessa doença e a sua prevenção”, diz  auxiliar de Gestão da DPE-PI, Thiago Gama Moreira. Para o motorista Paulo Carvalho de Souza as pessoas precisam ser perseverantes. “É muito boa a ideia, mas a pessoa tem que pensar na prevenção todos os dias e não apenas durante  a campanha. O laço também precisa ser usado durante todo o mês, para chamar a atenção para a importância da conscientização”, diz.

 

Os assistidos presentes à Defensoria também receberam o laço azul nesta segunda-feira. “Incentiva os homens  a procurarem a saúde, já que são na maioria das vezes relaxados. Uma campanha assim é muito boa”, diz José Garcia resumindo as manifestações de todos.

 

“Novembro azul é o mês em que é trabalhado a conscientização e a prevenção sobre o câncer de próstata dirigida especificamente aos homens. Durante o mês de novembro nesta Defensoria Pública serão realizadas atividades de orientação sobre o câncer de próstata e a saúde do homem”, explica Mercês Krystine Araújo Silva.

 

“Iniciamos o mês de novembro e com ele as ações referentes ao combate e a prevenção ao câncer de próstata que acomete muitos homens , mas que em função do preconceito e da desinformação, muitos deixam  de fazer o exame. Pensando nisso, o Serviço Social da Defensoria Pública apresenta uma programação toda voltada para esta temática, com show de humor, atrações culturais  e também a entrega simbólica  dos laços. Tivemos muito êxito nas ações referentes ao Outubro Rosa e agora chamamos os homens para aderirem a esta campanha. Contamos com todos”, diz  Valéria Miranda de Araújo.

 

“Queremos com a adesão à Campanha do Novembro Azul, contribuir para alertar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata. Esperamos que realmente eles se engajem e não deixem de fazer a prevenção, que é de fundamental importância para a detecção precoce e sucesso no tratamento. Muito bom saber que os nossos servidores, Defensores e assistidos estão recebendo positivamente a campanha. A Defensoria cumpre seu papel ao alertar sobre a necessidade de prevenção”, diz a defensora pública geral, Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes.

Acesse Piauí

Comentários