Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Cultura

20/09/2017 - 18h18

Compartilhe

20/09/2017 - 18h18

OST estreia projeto Concertos pelo Piauí – Rio Abaixo, Rio Arriba

A Orquestra vem se propondo a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira.

 Acesse Piauí

 

Nesta quinta-feira (21) a cidade de Barras, localizada a 127 quilômetros da capital, região Norte do Estado, vai receber a estreia do novo projeto da Orquestra Sinfônica de Teresina (OST): “Concertos pelo Piauí – Rio Abaixo, Rio Arriba”. Desde a sua criação, em 1993, a Orquestra vem se propondo a dar um tratamento sinfônico à música popular brasileira.

 

Mantida pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC), traz seus concertos com uma marca registrada: a mistura do erudito com o popular, numa fórmula de sucesso que tem atraído grande público para suas apresentações, mostrando que o povo gosta, sim, de música clássica.

 

Esse modelo de repertório começou a se consolidar ainda em 2010, quando a OST excursionou pelo Nordeste com o projeto “Concertos pelos Sertões”. Do Piauí à Bahia, pessoas lotavam as igrejas para assistir às apresentações, sendo que, muitas delas, estavam vendo uma orquestra tocar pela primeira vez.

 

Dessa vez, em mais uma viagem musical pelo interior, a Orquestra Sinfônica de Teresina traz, numa parceria com o Conselho Nacional do SESI, esse novo projeto. Segundo o maestro Aurélio Melo, “o novo tem a conotação da melhoria da autoestima do piauiense, sobretudo o do interior. Além do ‘Hino do Piauí’, em nosso repertório também executaremos o hino de cada cidade por onde passarmos, deixando o concerto ainda mais próximo da população, aproximando cada vez a música do povo”, explicou.

 

“Rio Abaixo, Rio Arriba” acontecerá, nessa primeira etapa, em oito cidades, sendo quatro em cada região do Estado: ao Norte, "Rio Abaixo", Barras, Piracuruca, Parnaíba e Piripiri, e ao Sul, "Rio Arriba", Água Branca, Floriano, Oeiras e Picos. Amanhã (21) os trabalhos serão iniciados em Barras, que abrirá as portas da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição para receber o concerto, às 19h, comemorando também os 176 anos da cidade.

 

“A OST, que se tornou um vetor de democratização da cultura, tem organizado sua programação de modo a tornar a música erudita mais presente na vida cultural do Estado. Para isso, vem desenvolvendo diversas atividades educativo-culturais, que buscam aproximar sua música do público, seja em grandes concertos especiais ou em outros voltados para uma plateia mais específica”, pontuou Abiel Bonfim, superintendente executivo da Fundação Municipal de Cultura e administrador da Orquestra.

 

Confira a programação da etapa “Rio Abaixo” do novo concerto:

 

Barras/PI

Dia 21 de setembro, às 19h

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição

 

Piracurura/PI

Dia 28 de setembro, às 20h

Local: Casarão Coronel Luiz de Britto

 

Parnaíba/PI

Dia 29 de setembro, às 19h30

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora da Graça

 

Piripiri/PI

Dia 30 de setembro, às 19h30

Local: Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios

Acesse Piauí

Comentários