Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 17 de maio de 2024
Notícias /

Tecnologia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

16/07/2021 - 10h53

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

16/07/2021 - 10h53

Estudante de Engenharia Elétrica da Uespi desenvolve tecnologia para automação residencial

A ideia se baseia na tecnologia de comunicação móvel, a mesma utilizada para realizar ligações e chamadas.

 

 

O estudante do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Glenerson Vieira, idealizou e executou uma proposta de automação residencial por meio da tecnologia de comunicação móvel. A iniciativa foi desenvolvida por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibit). Entre as possibilidades do projeto estão acender ou desligar uma lâmpada com um simples comando pelo telefone celular.

A ideia se baseia na tecnologia de comunicação móvel, a mesma utilizada para realizar ligações e chamadas, dessa forma, o projeto utiliza sinais de frequência para executar comandos. “Conseguimos construir uma placa eletrônica capaz de receber ligações de qualquer telefone e a qualquer distância, desde que tenha sinal telefônico. Essa placa consegue executar comandos de acionamento de dispositivos previamente programados para captar a informação advinda do usuário”, explicou o discente que desenvolve a proposta.

Veja o vídeo demonstrativo

O professor Juan de Aguiar é o pesquisador orientador desse projeto. Ele afirma que o primeiro passo para consolidar essa expertise no segmento tecnológico é explorar a tecnologia utilizada para a realização de automação e interação entre máquinas. “É isso que temos feito e a academia deve continuar promovendo a formação de profissionais nessa área para o mercado de trabalho”, afirma o docente.

Glenerson ressalta que, por meio desse sistema, é possível realizar a programação de qualquer dispositivo elétrico sem ter um contato direto com ele. “No caso da automação residencial, é possível acionar uma lâmpada ou ventilador pelo celular, dentro de casa ou até mesmo fora, possibilitando comodidade, conforto e até mesmo segurança, pois não existe um contato direto com esse equipamento”, pontuou o estudante do 5º período do curso de Engenharia Elétrica.

Comentários