Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Notícias /

Polícia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/07/2023 - 11h10

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

03/07/2023 - 11h10

Polícia Militar do Piauí dá dicas de segurança durante as férias escolares

O objetivo é ter um momento de lazer seguro e não ser uma possível vítima de furto ou roubo.

 

 

Com a chegada do período das férias escolares, a circulação de pessoas para o interior e litoral do Piauí tende a aumentar. Porém, antes de fazer as malas, são necessários cuidados com a segurança de residências ou comércios que ficam fechados. Atitudes simples podem evitar ocorrências de furtos e roubos, segundo a Polícia Militar.

De acordo com o coronel Jacks Galvão, chefe do Departamento Geral de Operações (DGO) da PM, o primeiro passo é garantir uma viagem com segurança, realizando as verificações necessárias nos veículos, seja motocicleta ou carro. Ele alerta ainda sobre a ingestão de bebidas alcoólica, pois é crime dirigir sob o efeito de álcool.

Além disso, o coronel destaca a ‘política da boa vizinhança’ ao deixar imóveis fechados. Procurar conhecer ou contactar os vizinhos, pois eles podem alertar em casos de qualquer intercorrência e acionar o 190. “Nós sabemos que está se aproximando o período em que as pessoas têm férias escolares ou até do trabalho e se deslocam para o interior. A gente primeiro aconselha que a pessoa faça com segurança, verifique o veículo na hora de viajar, não ingerir bebida alcoólica e dirigir. As pessoas que vão viajar, procurar conversar com seu vizinho para qualquer momento sentir uma atitude suspeita próxima a sua residência ou seu comércio, entrar em contato com o 190 que a Polícia Militar faz a verificação”, destaca Jacks Galvão.

Polícia Militar alerta a população sobre segurança em período de férias no Piauí

Para dificultar possíveis ações de infratores em imóveis vazios, a Polícia Militar também sugere o reforço em trancas e travas de segurança em janelas e portas, principalmente nas partes internas.

Outras dicas importantes

Ainda segundo o coronel Jacks Galvão, a população precisa ficar atenta a objetos pessoais de valor durante as viagens, principalmente em cima de mesas ou dentro de veículos. O objetivo é ter um momento de lazer seguro e não ser uma possível vítima de furto ou roubo.

“Tanto na praia como no interior, precisa ter cuidado com os objetos pessoais. Estar sempre atento, não deixar em cima de mesas celulares, bolsas, ou qualquer outro objeto de valor. Nos veículos, evitar deixar objetos à vista em bancos. Tomando esses cuidados, teremos um período de férias tranquilo, pois estaremos ainda reforçando todos os 224 municípios do Piauí para que a população possa brincar, se divertir, ter um momento de lazer nas férias e retornar com suas atividades normais sem nenhum dissabor”, finaliza o coronel.

Reforço no litoral do Piauí e nos municípios

A Polícia Militar enviará mais de mil policiais militares ao litoral do estado, para intensificar a segurança na região em julho, período de férias. Parte do efetivo que irá fortalecer a segurança dos turistas já foi enviada na semana passada. Já no próximo dia 10 de julho, mais policiais, incluindo os recém-nomeados, irão atuar na região.

Além de contar com todas as modalidades de policiamento, incluindo a aeronave do BOPAer, um Posto de Comando da PM será montado em Parnaíba e deve permanecer na região até o término do mês de julho.

Comentários