Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

28/07/2023 - 12h43

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

28/07/2023 - 12h43

Maior maternidade pública do Brasil é inaugurada em Teresina

Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa terá mais de 20 especialidades e quase 300 leitos.

 

 

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, participou, nesta sexta-feira (28), da inauguração da nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina (PI). O objetivo é oferecer às mulheres e famílias um acompanhamento integral e humanizado, com foco na autonomia da mulher e respeito ao nascer. O centro está inserido nas recomendações do Ministério da Saúde e na Política Nacional de Humanização do Sistema Único de Saúde (PNH/SUS).

Nísia declarou ser testemunha da referência do Piauí na área de saúde. “Essa maternidade representa a realização do sonho de toda uma geração de profissionais e, sobretudo, da população do estado. O Ministério da Saúde tem retomado tudo que foi começado já no primeiro governo do presidente Lula, buscando fortalecer a atenção primária e a atenção especializada e resgatando a integralidade do SUS. Estamos em um processo de reconstrução de todas as ações. Somente trabalhando em conjunto com estados e municípios é que vamos poder garantir uma saúde de qualidade para todos”, sustentou.

Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde do Piauí, o espaço conta com 293 leitos dos quais, 174 são de enfermaria; 30 de UTI neonatal; 30 de UTI neo intermediária (UCINCO); 15 leitos UCINCA - Canguru; 20 leitos UTI adulta; seis leitos de Observação Pronto Atendimento e 12 leitos de quarto PPP (pré-parto, parto e puerpério). A maternidade tem ainda seis salas de Centro Cirúrgico e três salas do Centro de Parto Normal (CPN).

A unidade vai ofertar mais de 20 especialidades médicas, como serviços de obstetrícia, pediatria, neonatologia, gastropediatria, neuropediatria, neurologia, neurocirurgia, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia entre outras. Nesse primeiro momento, a unidade funcionará com serviços ambulatoriais e área administrativa. Todos os demais serviços passam a ser oferecidos e a nova maternidade passará a atender a população com total capacidade até o final do ano.

O governador do estado, Rafael Fonteles, afirmou que essa é uma “obra coletiva, feita a muitas mãos, que envolveu muitos recursos públicos e que foi pensada para ser a maior e a melhor maternidade do Brasil. Possui equipamentos modernos e uma equipe muito bem selecionada para que esse atendimento humanizado aconteça desde a porta de entrada até os procedimentos mais complexos”.

Comentários