Facebook
  RSS
  Whatsapp
Segunda-feira, 29 de abril de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/09/2023 - 20h32

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/09/2023 - 20h32

Caminhões da Mamografia já realizaram mais de 48 mil exames em 129 municípios

Atualmente, os veículos estão atendendo as populações das cidades de Barras, União, Canto do Buriti, João Costa e Elesbão Veloso.

 

 

O serviço de caminhões adaptados para realização de exames de mamografia por todo o Piauí, executado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), atingiu a marca de 48.333 exames realizados em 129 municípios. Atualmente, os veículos estão atendendo as populações das cidades de Barras, União, Canto do Buriti, João Costa e Elesbão Veloso.

Nesta terça, o serviço inicia em Alvorada do Gurguéia e Palmeira do Piauí; no dia 27, em Campo Alegre; e no dia 29, em Colônia do Gurguéia.
Os caminhões adaptados se apresentam como um reforço para os serviços de saúde voltados para as mulheres, uma vez que a mamografia é essencial para o diagnóstico precoce de problemas de saúde nas mamas, possibilitando a identificação de alterações como calcificações, nódulos e tumores, que podem ser malignos ou benignos.

Para ter acesso ao serviço dos caminhões de mamografia, as mulheres devem procurar a atenção básica do seu município, para que seja realizado o encaminhamento e agendamento do exame. O serviço é voltado para mulheres com idade entre 40 a 69 anos.
“Esses exames são essenciais para ajudar na prevenção ao câncer de mama", destacou o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.

Cada unidade adaptada tem capacidade de realizar 80 exames de mamografias por dia, o que representa um total de 480 exames diários quando somados todos os veículos. Assim que os resultados dos exames são disponibilizados, são encaminhados às secretarias municipais para que os médicos façam o encaminhamento adequado de cada paciente que teve acesso ao serviço.

Tags: Saúde Sesapi

Comentários