Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 03 de maio de 2024
Notícias /

Educação

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/09/2023 - 20h57

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

25/09/2023 - 20h57

Governo do Piauí vai premiar com dinheiro servidores e alunos por desempenho em escolas públicas

Para os estudantes, a remuneração será de até um salário mínimo.

 

 

O Governo do Piauí vai premiar em dinheiro servidores e alunos das 50 melhores escolas públicas de ensino médio do estado. Para os servidores, o prêmio é de até um 14º salário, e para os estudantes de notas mais altas, até um salário-mínimo, que hoje é de R$ 1.320,00. A lei nº 8.152, que estabelece a premiação, foi sancionada pelo governador Rafael Fonteles (PT) nesta segunda-feira (25). 

Segundo a legislação, a premiação é para as escolas públicas com melhor desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação do Piauí (Idepi), no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nas Olimpíadas Brasileiras de Conhecimento das Escolas Públicas. 

Serão premiadas as 50 escolas com maiores notas no Ideb para o ensino médio, sendo que pelo menos uma escola em cada um dos 12 Territórios de Desenvolvimento do Piauí será contemplada. 

As escolas com melhor desempenho no Ideb receberão um prêmio regulamentado por decreto, que poderá chegar ao valor de uma remuneração mensal de cada servidor. Este prêmio será destinado a todos os servidores que estiverem lotados e em efetivo exercício durante o ano de realização da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). 
 

Prêmios individuais

Os estudantes também serão reconhecidos por seu desempenho acadêmico. Aqueles que participarem das provas do Saeb e Saepi nas 50 escolas com as maiores notas no Ideb e Idepi receberão prêmios individuais. O valor do prêmio será de até um salário mínimo.

Além disso, serão premiados com o valor de até R$ 1.320,00 os 50 alunos da rede estadual de educação com as melhores notas no Enem, a partir do ano de 2022, e os estudantes do ensino fundamental e médio da rede estadual de educação que conquistarem medalha de ouro em Olimpíadas Nacionais de Conhecimento das Escolas Públicas.

Para Rafael Fonteles, esse é um reconhecimento às melhores práticas e pretende tornar o Piauí uma referência na educação. 

“É um incentivo importante para qualificarmos ainda mais o processo de ensino-aprendizagem nas escolas do Piauí, para que os nossos alunos possam alcançar voos cada vez maiores na sua futura vida profissional. É assim que a gente vai transformar o Piauí em uma referência nacional na educação básica”, afirmou.

Comentários