Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Notícias /

Economia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

07/10/2023 - 07h20

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

07/10/2023 - 07h20

Rafael Fonteles exalta vantagens competitivas do Piauí na produção de hidrogênio verde, em São Paulo

Durante encontro com vários líderes o governador colocou o Piauí com grande potencial para a transição energética.

 

 

O governador Rafael Fonteles exaltou as vantagens competitivas do Piauí diante dos demais estados no processo de transição energética e produção de hidrogênio verde, nesta sexta-feira (6), na 16ª edição do Encontro Anual de Líderes, que acontece em São Paulo. O evento é promovido pela Comunitas, uma organização da sociedade civil que estimula parcerias entre governo, organizações não governamentais e o setor privado para promover o desenvolvimento do Brasil.

Rafael Fonteles participou de um painel sobre economia verde com os governadores Helder Barbalho (PA) e Ronaldo Caiado (GO), o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, além de dirigentes de grandes empresas de energia do país. O evento contou com a presença, ainda, dos governadores Tarcísio de Freitas (SP), Eduardo Leite (RS), Romeu Zema (MG), Raquel Lyra (PE) e Ratinho Junior (PR), além da ministra do Planejamento e Orçamento do Brasil, Simone Tebet.

WhatsApp Image 2023-10-06 at 11.41.22.jpeg

Durante as discussões, o governador voltou a colocar a transição energética e economia verde como um dos pilares de sua gestão. "O Piauí e o Brasil têm a oportunidade única para serem líderes mundiais nesse segmento. Embora a transição efetiva seja algo para daqui a cinco ou dez anos, as decisões têm de ser tomadas agora, visando um futuro próspero", destacou Rafael Fonteles.

O governador também enfatizou as vantagens comparativas do Piauí em relação aos demais estados e países. "Temos uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação), um porto com obras em andamento, já somos potência em energias solar e eólica, além de sermos privilegiados em recursos hídricos. Outro ponto importante é que o Piauí é o lugar mais barato para se produzir energia limpa na forma de hidrogênio e derivados", explicou.

WhatsApp Image 2023-10-06 at 11.41.17.jpeg

Ainda segundo o governador, o Piauí tem se posicionado firme na busca por investidores privados e na tentativa de tornar o ambiente de negócios cada vez mais facilitado. "O nosso grande objetivo é colocar o Piauí como grande referência em toda a América do Sul nas discussões envolvendo as energias renováveis, especialmente no que diz respeito ao hidrogênio verde", frisou o gestor.

Questionado sobre como imagina o Brasil em 20 anos, o governador respondeu com a ótica do Piauí, com base no que tem sido planejado para o estado durante a sua gestão. "Imaginamos um país em que as escolas em tempo integral sejam universalizadas, contendo ensino profissional e técnico dentro da grade curricular, como faremos no estado até 2025. Queremos um país em que todos ou a maioria dos serviços públicos sejam digitalizados, como estamos fazendo com o Gov.Pi Cidadão. Por fim, queremos ser uma potência mundial em energias renováveis", afirmou o governador.

WhatsApp Image 2023-10-06 at 12.39.59.jpeg
Rafael Fonteles esteve acompanhado pelos secretários da Educação, Washington Bandeira, e do Planejamento, Washington Bonfim. 

Comentários