Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 27 de abril de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

07/03/2024 - 09h56

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

07/03/2024 - 09h56

Piauí inicia vacinação contra a gripe no dia 25 de março

Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação para o mês de março em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

 

 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Coordenação de Imunização, vai iniciar a  26° Campanha de Vacinação contra Influenza a partir do dia 25 de março de 2024. A estimativa é imunizar 1.225.382 milhões de pessoas. Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou a vacinação para o mês de março em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país.

“A vacina previne contra os vírus que começam a circular no país a partir de abril. Por isso, a estratégia foi antecipar essa imunização. No Piauí, a Sesapi já está mobilizando os municípios para o início da campanha e, assim, alcançarmos um número maior de pessoas vacinadas ”, explica a coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

De acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde, estarão no grupo prioritários dessa campanha: crianças de 6 meses a menores de 2 anos; crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; trabalhadores da Saúde; gestantes; puérperas; professores dos ensinos básico e superior; povos indígenas; idosos com 60 anos ou mais; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade); pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); trabalhadores portuários; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).

Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.

“A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil”, destaca a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

Comentários