Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Educação

07/06/2017 - 07h31

Compartilhe

07/06/2017 - 07h31

Vestibular da Universidade Aberta do Piauí oferta vagas para 60 municípios

Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com a possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento.

 Acesse Piauí

Apresentação do cronograma do primeiro vestibular da Uapi (Jorge Bastos)

 Apresentação do cronograma do primeiro vestibular da Uapi (Jorge Bastos)

O governador Wellington Dias aprovou, nesta terça-feira (06), o cronograma do primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí (Uapi), a iniciar com o lançamento do edital no dia 14 deste mês e provas em 06 de agosto. As datas foram apresentadas em reunião realizada com a presença do governador; secretário de Governo, Merlong Solano; secretária da Educação, Rejane Dias; do reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso; e equipe técnica.

 

O Sistema Universidade Aberta do Piauí foi criado no final de 2016 com o objetivo de expandir o ensino superior para todo o estado até 2018, por meio de uma parceria entre a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí (Fapepi). “Acabamos de aprovar a chegada do ensino superior a mais 60 municípios a partir de um vestibular que vamos fazer em agosto, com o objetivo de permitir a fixação de conhecimento e de profissionais no interior”, afirma Wellington Dias.

 

Merlong Solano destaca que a Uapi será completamente financiada pelo Governo do Estado, que investirá cerca de R$ 27 milhões ao longo de quatro anos para a formação dessas primeiras turmas. “Além disso, o governador autorizou que sejam iniciados os procedimentos necessários para realização de um novo vestibular para mais 90 municípios, até janeiro de 2018”, adianta o secretário. 

 

Formação superior

 

Inicialmente será ofertado o curso de Administração, com a possibilidade de ampliação para outras áreas de conhecimento. A quantidade de vagas segue o modelo tradicional, de 40 alunos por turma, tendo como diferencial a responsabilidade compartilhada entre as instituições parceiras.

 

“A Uespi cuida das questões acadêmicas, como a regularização de matrículas; a Fapepi do pagamento de professores; e a Seduc é responsável por toda a estrutura tecnológica. O Governo do Estado está reunindo toda a expertise na educação e no desenvolvimento científico, acreditando muito nesse projeto”, comemora o reitor Nouga Cardoso.

 

De acordo com o diretor do Núcleo de Educação a Distância (EaD) do Piauí, Arnaldo Brito, a EaD está presente em 40 municípios piauienses. “Vamos mais que dobrar, chegando a 100 municípios este ano e no início de 2018 uma ampliação ainda maior. Com isso, nós vamos atender praticamente a todas as regiões do Piauí, de Norte a Sul, levando uma educação de qualidade, conforme avaliação da própria Capes”, frisa o diretor.

 

Municípios beneficiados

 

Cajueiro da Praia; Cocal dos Alves; Cocal; Batalha; Brasileira; Domingos Mourão; Joaquim Pires; Lagoa de São Francisco; Matias Olímpio; Milton Brandão; São João do Arraial; Pedro II; Assunção do Piauí; Boa Hora; Buriti dos Montes; Cabeceiras; Capitão de Campos; Nossa Senhora do Nazaré; Juazeiro do Piauí; São João da Serra; São Miguel do Tapuio; Alto Longá; Altos; Barro Duro; Curralinhos; Jardim do Mulato; José de Freitas; Hugo Napoleão; Lagoa Alegre; Olho Água; Palmeirais; Teresina - zona Sul; Lagoa do Sítio; São Félix do Piauí; Santa Cruz dos Milagres; São Miguel da Baixa Grande; Belém do Piauí; Francisco Macedo;  Padre Marcos; Fronteiras; Santana do Piauí; Vila Nova do Piauí; São Francisco do Piauí; Conceição do Canindé; Guaribas; Capitão Gervásio de Oliveira; Nova Santa Rita; Nazaré do Piauí; Socorro do Piauí; Bertolínia; Jerumenha; Landri Sales; Ribeiro Gonçalves; Avelino Lopes; Colônia do Gurguéia; Cristalândia; Cristino Castro; Curimatá; Currais; Palmeira do Piauí.

 

 

Acesse Piauí

Comentários