Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Educação

04/06/2017 - 21h26

Compartilhe

04/06/2017 - 21h26

Escolas do interior do estado trazem alunos para o SALIPI

O 15° Salão de Livro do Piauí iniciou dia 02 e segue até 11 de junho, no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI.

 Acesse Piauí

Estudante  Áurila demonstra seu fascínio pela leitura

 Estudante Áurila demonstra seu fascínio pela leitura

A leitura é uma porta para a construção do conhecimento, e a educação do estado do Piauí abre esta porta para o desenvolvimento dos seus estudantes. Muitas escolas do estado elaboram e desenvolvem projetos de leitura, com ações durante todo o ano. Entre essas ações está a participação dos estudantes no Salão do Livro do Piauí (SALIPI). A Escola Municipal Sebastião Soares Ribeiro, localizada no município de Palmeirais, faz parte desse projeto de promoção da leitura nas escolas piauienses.

 

Há cinco anos a escola está participando do SALIPI. Essa interação é resultado do projeto de leitura que é desenvolvido anualmente na instituição. O projeto “Jovem de futuro” visa motivar os estudantes a terem o hábito de ler e estudar mais. São selecionados para vir ao SALIPI os estudantes com o melhor desempenho do bimestre. Nesta edição a escola trouxe uma caravana de 30 alunos que estão no 9° ano do ensino fundamental e 3° ano do ensino médio.

 

A Coordenadora Pedagógica da escola, Eliene Lopes, ressalta o efeito do SALIPI para os alunos e a motivação para criação de um evento dessa natureza em sua cidade. “Os alunos voltam motivados para a escola depois de terem participado do SALIPI, ficam encantados, todos ficam entusiasmados para a próxima edição, pois nenhum quer ficar de fora do evento. Este ano iremos culminar nosso projeto de leitura  em novembro, queremos realizar o (Sabor de Ler), o nosso SALIPI fora de época, que terá leituras, oficinas e produções artísticas”, revelou Eliene.

 

A Professora Chiquinha externa a sua realização profissional ao trazer e ver os estudantes vivenciando este encontro de leitura e aprendizado que é o SALIPI. “É muito gratificante vê-los aqui, porque quando eles retornam para a escola, voltam motivados e mais engajados para estudar, além de propagar o que vivenciaram aqui. Eles criam mais expectativas para a próximo ano continuarem vindo”, ressaltou.

 

O Salão do Livro do Piauí já integra a vida dos estudantes de maneira simbólica. A estudante Áurila Nathaly está no 3° ano do ensino médio na E. M. Sebastião Soares Ribeiro. Ela compartilha sua vivência no SALIPI e o seu amor pela a leitura. “Aqui nós não só aprendemos para a escola, aprendemos para a vida. Encontramos várias frases que marcam a vida da gente, e os livros são parte da nossa vida, porque a leitura estimula muito o conhecimento, além da distração que eles nos proporcionam. A leitura é perfeita. Para mim é a melhor coisa", externou Áurila.

 

 

A Escola Municipal Padre Expedito Carneiro de Aguiar, localizada na Zona Rural de Lagoa Alegre, em Vinagreiros, participou pela primeira vez do SALIPI. Ela é outra escola desenvolvedora de projeto de leitura. “Conhecer Para Valorizar” é um projeto realizado com alunos do 8° e 9° ano do ensino fundamental, e tem como objetivo resgatar o gosto pela leitura e apresentar autores da literatura nacional e regional. A professora Raquel Feitosa exlica sobre o projeto e a interação com SALIPI. “Estamos aqui com o objetivo de mostrar e resgatar muitas leituras que as crianças não conhecem, resgatar o gosto pela a leitura, o gosto pelo livro. Nós os trazemos para realmente perceberem a importância de conhecer os livros e seus autores”, citou Raquel.

 

A Diretora Maria de Jesus fala sobre a importância do projeto de leitura desenvolvida em sua escola. “Conhecer para valorizar, conhecer está muito relacionado a teoria e muitas vezes não utilizamos na prática. Então decidimos aplicar a teoria na vivência do alunos. Ao decorrer dos anos elaboramos um projeto de ação juntamente com o conselho escolar da instituição, o projeto nunca saiu do papel, mas este ano de 2017, graças a Deus conseguimos desenvolver o projeto e conclui-lo no SALIPI”.

 

As estudantes Letícia,  Vitória e Rayanna da E. M. Padre Expedito Carneiro de Aguiar, relatam sobre a primeira experiência no SALIPI. “É a primeira vez que viemos ao SALIPI, achamos muito legal e queremos voltar no próximo ano. Os livros são muito legais e os preços estão ótimos”, comentaram as estudantes.

Acesse Piauí

Comentários