Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Saúde

27/09/2017 - 09h22

Compartilhe

27/09/2017 - 09h22

Vacinação de cães e gatos contra raiva começa em Teresina no sábado (30)

 Acesse Piauí

 

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) definiu duas datas da etapa urbana da campanha de vacinação antirrábica. A vacinação contra a raiva vai imunizar cães e gatos das zonas Norte e Leste no dia 30 de setembro. Já os animais das zonas Sul e Sudeste poderão ser vacinados no dia 7 de outubro.

 

“Próximo sábado, dia 30, teremos 130 postos de vacinação espalhados nas zonas Norte e Leste (VEJA AQUI OS POSTOS NORTE E LESTE ). Este ano, dividimos os dias da vacinação, por questões de logística. No sábado, dia 7 de outubro, estaremos vacinando os cães e gatos das zonas Sul e Sudeste. Queremos dizer à população que terão postos próximos às suas residências, como todos os anos”, informa Oriana Bezerra, gerente de Zoonoses da capital. Explicando ainda que a vacina é importante, pois protege, além do animal, os seres humanos que convivem com eles. Animais a partir de três meses de idade podem vacinar.

 

A gerente de Zoonoses pede que pessoas com capacidade de conter os animais levem os mesmos para a vacina. “Porque percebemos que muitas crianças levam os animais e elas não tem força para conter o animal na hora da vacina. Pedimos que um adulto leve o bichinho. De preferência em horário em que o sol não esteja tão quente, para não gerar estresse no animal”, ressalta a também veterinária Oriana Bezerra.

 

Os postos de vacinação começam a funcionar às 8h e ficam abertos até às 17h. Na Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016 foram disponibilizadas 140 mil doses de vacina e cerca de 130 mil animais foram imunizados. A previsão é a mesma para este ano. 

 

“A meta prevista para 2017 é imunizarmos 61.712 animais somente este final de semana nas zonas Norte e Leste. Estaremos trabalhando com 24 médicos veterinários, 423 vacinadores e anotadores, 25 motoristas”, diz Oriana Bezerra.       

 

O último caso de raiva em ser humano em Teresina foi em 1986. O último caso de raiva canina foi em 2011 em um cão proveniente do interior do Estado, cujo proprietário é residente de Teresina.   

Acesse Piauí

Comentários