Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Saúde

12/06/2017 - 12h05

Compartilhe

12/06/2017 - 12h05

HUT alerta para aumento de queimaduras no período junino

As crianças são as principais vítimas.

 Acesse Piauí

 

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) faz um alerta à população sobre os riscos de queimaduras, em especial as provocadas por fogueiras e fogos de artifícios durante este período de festas juninas. De acordo com Dr. Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, é comum nesse período o hospital registrar um aumento no número de vítimas de queimaduras.

 

“É tradição o uso de fogueira e fogos de artifício em festas juninas, porém devemos ter cuidado ao manipular o fogo. O número de casos de vítimas de queimaduras nessa época do ano tem aumentado bastante. Nesse mesmo período do ano passado registramos um aumento de mais de 100% no atendimento a essas vítimas. Apenas nos meses de junho e julho foram atendidas 72 vítimas de queimaduras no HUT”, explica o diretor.

 

O Dr. Denyberg Santiago, cirurgião plástico e gerente médico da Unidade de Queimados do HUT, explica que as queimaduras com substâncias quentes também são bastante comuns nessa época. “Durante esses eventos aumenta a quantidade de barracas com comidas típicas. E com isso aumenta também a manipulação de líquidos quentes que podem causar queimaduras graves. As crianças são as principais vítimas. Só este ano, das 40 pessoas que deram entrada no HUT com queimaduras por substâncias quentes, 25 eram crianças menores de 12 anos. Esse índice é muito alto, portanto, é preciso redobrar os cuidados”, destacou o médico.

 

Dr. Denyberg disse ainda que a primeira coisa que se deve fazer diante de uma queimadura por fogo é levar a pessoa para uma fonte de água corrente. “É preciso lavar bem a lesão em água corrente, limpa e em temperatura ambiente. Essa é a única coisa que uma pessoa leiga pode fazer por uma vítima de queimadura por fogo. Dependendo da gravidade, a vítima deve ser levada imediatamente para um atendimento médico especializado”, completou.

 

Sobre a colocação de substâncias no local das lesões o médico explicou: “Não se deve colocar nenhum tipo de substância caseira em queimaduras. As pessoas costumam colocar pó de café, pasta de dente, porém, nada disso é utilizado para tratar esse tipo de lesão. As bolhas só devem ser estouradas no ambiente hospitalar”, disse.

 

As queimaduras são classificadas de acordo com a gravidade, 1° ao 4° grau. As de 1° grau são aquelas lesões consideradas mais simples que atingem a pele superficialmente. As queimaduras de 2° grau atingem a epiderme e a derme da pele caracterizada pela formação de bolhas. Já as de 3° grau podem atingir até os músculos e outros tecidos. As de 4° grau acometem todos os tecidos da pele, órgãos e tendões.

Acesse Piauí

Comentários