Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de maio de 2024
Municípios /

Esperantina

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

25/09/2013 - 11h10

Compartilhe

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

25/09/2013 - 11h10

Sesapi implanta serviço de oftalmologia no município

0

 0

Já está à disposição da população de Esperantina, através do Hospital Regional Dr. Júlio Hartman, o setor de oftalmologia da unidade de saúde. Implantado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a previsão é que sejam feitos, mensalmente, cerca de 120 atendimentos ambulatoriais e 50 cirurgias.

Segundo o diretor do hospital, Fabiano Ribeiro, a principal missão do setor de oftalmologia do Hospital Regional Dr. Júlio Hartman é a promoção da saúde visual e ocular da população de Esperantina e das regiões adjacentes.

“Os dados epidemiológicos disponíveis no Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar apresentam problemas de refração, que interferem em seu desempenho diário e, de modo geral, cerca de metade das crianças cegas do mundo são devido a causas evitáveis.

A retinopatia diabética é a maior causa de cegueira prevenível em pacientes em idade laborativa”, afirma o diretor. Com a implantação do serviço, o paciente, ao se consultar, passará por um registro da acuidade visual com a detecção das diferentes ametropias com autorefração, a avaliação das estruturas oculares através da biomicroscopia e do exame do fundo de olho, bem como a realização da tonometria (pressão intraocular).

“Os exames complementares disponíveis são o mapeamento de retina, a ecobiometria (medida da lente intraocular para a cirurgia de catarata), a paquimetria corneana (importante para uma melhor avaliação da pressão intraocular do paciente com glaucoma e em hipertensos oculares), ceratometria corneana e a gonioscopia”, explica Fabiano.

Os procedimentos cirúrgicos capazes de serem realizados no Hospital Estadual Dr. Júlio Hartmann são o de exérese do pterígio com autotransplante conjuntival, ressecção de tumores palpebrais benignos como calázio, cisto de zeiss e moll e a facectomia com implante de lente intra ocular, tanto através da facoemulsificação com através da extracapsular.

Comentários