Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de maio de 2024
Municípios /

Esperantina

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

01/02/2014 - 11h02

Compartilhe

Esperantina

contato@acessepiaui.com.br

01/02/2014 - 11h02

Prefeito de Esperantina é cassado pela segunda vez em 15 dias

0

 0

Rogério Holanda, do Liberdade News

Prefeito de Esperantina-PI, Lourival Bezerra (PSDB) protagoniza mandato conturbado


O prefeito de Esperantina-PI, Lourival Bezerra (PSDB) e o vice-prefeito Joe Alves Alcântara (PRTB), foram cassados nesta sexta-feira (31) pelo juiz da 41ª Zona Eleitoral do Piauí, Ulysses Gonçalves da Silva Neto. Os gestores são acusados de praticar abuso de poder político e econômico e comprar votos durante as eleições 2012.

 
Prefeito é acusado de receber propina para favorecer empresário  
______________________  
Após cassação de prefeito, segunda colocada nas eleições é diplomada em Esperantina  
______________________  

Prefeito cassado de Esperantina continua no cargo sob força de liminar

 

 

Essa é a segunda vez, em 15 dias, que o juiz torna sem efeitos a diplomação do prefeito eleito, mas ele permanece no cargo sob força de uma liminar concedida pelo Tribunal Regional Eleitora do Piauí (TER-PI), o que também deve acontecer com a decisão desta sexta-feira.

A gestão tucana em Esperantina está sendo marcada por denúncias de supostos escândalos de corrupção. Pelo menos dois vídeos já foram divulgados na cidade mostrando o prefeito praticando atos ilícitos dentro da prefeitura. Um pedido de cassação por improbidade administrativa já foi enviado à Câmara Municipal, mas como Lourival Bezerra tem maioria no parlamento a proposta foi reprovada.

Na ação que resultou na cassação dos gestores, o vice-prefeito Joe Alves, que se encontra rompido com o prefeito, é acusado de não ter se desincompatibilizado de suas atividades de médico no prazo legal, continuando a atender pessoas, o que teria caracterizado abuso de poder e captação ilícita de sufrágio. A chapa vitoriosa teria também abusado do poder econômico por gastos não informados na prestação de contas da campanha eleitoral em 2012.

O juiz determinou a diplomação de, Vilma Amorim (PT) e Jânio Filho (PSB), candidatos a prefeito e vice, respectivamente, que obtiveram a segunda melhor votação nas eleições municipais.

 

Comentários