Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 15 de maio de 2024
Colunas /

Oeiras

contato@acessepiaui.com.br

25/05/2015 - 09h38

Compartilhe

Oeiras

contato@acessepiaui.com.br

25/05/2015 - 09h38

Agricultura familiar recebe investimento de R$ 1,8 milhão

Codevasf firma convênio para implantação de centro de referência no Piauí.

 

Práticas racionais, tecnologias e pesquisas aplicáveis à agricultura familiar ganharão um novo espaço especialmente estruturado e equipado em Oeiras, no semiárido do Piauí, município onde 40% da população se dedica à produção agrícola familiar. Por meio de um convênio firmado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), a prefeitura irá criar o Centro de Treinamento e Capacitação do Município de Oeiras, que buscará se tornar referência para o segmento e que deverá contar com parcerias das Universidade Federal e Estadual do Piauí (UFPI e UESPI) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI).

 

Os recursos, R$ 1,8 milhão, são oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional (SDR/MI) e serão aplicados em reforma, adequação, estruturação e aparelhamento da antiga Escola Agrícola do Piauí, que está há alguns anos desativada. “O Centro vai dar toda e especial atenção aos 40% da população de Oeiras que vivem da agricultura familiar. Ele visa a estimular a agricultura racional, aproximando tecnologia, informação e pesquisa de todo o setor primário do município”, explica o prefeito de Oeiras, Lukano Araújo.

 

De acordo com o prefeito, o espaço já possui auditório e acomodações, que serão restaurados e modernizados, e poderá receber os agricultores para períodos de treinamento e capacitação, sobretudo voltados para as melhores práticas de conservação e armazenamentos de forragens como fenação e ensilagem. “O local possui um ambiente formidável para essas práticas”, afirma Araújo.

 

Ele revelou ainda que pretende levar para o centro outro modelo de ação bem sucedida da Codevasf em Oeiras: o fomento à produção familiar com uso eficiente da água por meio de kits de irrigação. “O município de Oeiras está inserido dentro de uma região semiárida, e os kits de irrigação são uma alternativa, um exemplo de prática racional que visa, a partir de uma tecnologia israelense, a promover a produção familiar em meio à falta de chuvas”, destaca.

Oeiras

Comentários