Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 16 de maio de 2024
Colunas /

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

01/06/2015 - 06h46

Compartilhe

Campo Maior

acessepiaui@hotmail.com

01/06/2015 - 06h46

Procissão de Santo Antônio reúne milhares de fiéis em Campo Maior

As festividades acontecem até o dia 13 de junho.

Governador participa da abertura dos festejos de Campo Maior (Foto:Paulo Barros)

 Governador participa da abertura dos festejos de Campo Maior (Foto:Paulo Barros)

O governador Wellington Dias e a vice-governadora Margarete Coelho estiveram presentes na tarde deste domingo (31), na Procissão de Santo Antônio que marca o início dos Festejos da cidade de Campo Maior. O prefeito do município, Paulo Martins, autoridades, fiéis e devotos também participaram do evento religioso.

 

A tradicional festa foi conduzida pelo bispo da diocese de Campo Maior, Dom Eduardo Zielski, e acompanhada por milhares de fiéis. Os devotos carregaram o mastro e a imagem do Santo com saída do colégio Patronato Nossa Senhora de Lourdes. A procissão percorreu as principais ruas da cidade com destino à catedral de Santo Antônio onde o tronco foi hasteado.

 

O prefeito Paulo Martins, na abertura dos festejos, convocou os piauienses a participarem do evento. "Estamos todos preparados para essa festa, esperando o povo piauiense que será bem-vindo e bem recebido. Trabalhamos para que o evento seja calmo com reforço na segurança pensando no bem estar dos visitantes, devotos e que os fiéis possam renovar a sua fé", declarou.

 

Wellington Dias ressaltou a importância do cortejo para a renovação da fé do povo campomaiorense. "A procissão de Santo Antônio é algo emocionante de se ver, pois a cada ano cresce. Campo Maior é um exemplo de fé e fico feliz em ver essa multidão rezando, pedindo proteção para as famílias" , destaca.

 

A festividade no município, que é símbolo de fé e esperança, ainda traz uma peculiaridade: reza a tradição, que as mulheres que conseguem pegar no mastro transportado durante o cortejo, conseguem casamento. 

 

A vendedora Maria do Amparo Moura, de 47 anos, é um exemplo dessa fé. "A fé em Santo Antônio me trouxe há 15 anos um segundo marido, seis meses após feito o pedido. Tenho um esposo maravilhoso graças ao fato de ter pego no mastro do santo casamenteiro durante os festejos de Campo Maior", revela a senhora que se separou do primeiro marido.

 

Registrado no calendário religioso do estado, os festejos da cidade vão até o dia 13 de junho, dia do santo padroeiro, com a trezena,  shows, atrações culturais, comidas típicas e a procissão de encerramento.

Campo Maior

Comentários