Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 03 de maio de 2024
Colunas /

São João do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

19/10/2015 - 21h27

Compartilhe

São João do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

19/10/2015 - 21h27

Amigos do Peito fez mamografia em homem de São João do Piauí

O aposentado tem 74 anos e há cinco percebeu um nódulo na mama.

 

Há cinco anos, o senhor Constantino Alves da Silva, de 74 anos, de São João do Piauí, é acompanhado por um mastologista, após ter sido detectado um nódulo na mama esquerda, que se não for acompanhado anualmente, pode se tornar um câncer de mama. Apesar de atender prioritariamente às mulheres entre 50 a 69 anos de idade, o Programa Amigos do Peito, da Secretaria de Estado da Saúde, realizou a mamografia do paciente, durante a permanência da carreta em São João do Piauí.

 

Constantino conta que em casa, sentiu um nódulo na mama e, depois com o exame físico em um mastologista, descobriu que precisava de um acompanhamento médico. "Há três anos faço a mamografia", contou, logo após realizar o exame na manhã desta sábado, 17.

 

Segundo Jesuína Holanda Estrela, presidente da Associação em Educação da Mama Jesuína Estrela (Amajes), "o câncer de mama em homens é raro e bem mais agressivo do que nas mulheres. Em São João do Piauí, nós temos o registro de morte de um homem por câncer de mama. Atualmente, seis homens também de São João estão sendo acompanhados".

 

Para o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, é "em casos como esse é que nós percebemos a real dimensão e necessidade em trazer a saúde mais perto da população. Pois sabemos da dificuldade em que algumas pessoas têm em procurar um centro de referência em outro município", pontuou.

 

Com São João do Piauí e atendendo Capitão Gervásio Oliveira, Campo Alegre do Fidalgo, João Costa e Socorro do Piauí, o Programa já atendeu mais de 1700 mulheres com exames de mamografia e um caso de um homem.

 

São João do Piauí

Comentários