Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 19 de maio de 2024
Colunas /

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

24/01/2016 - 19h34

Compartilhe

Dom Inocêncio

contato@acessepiaui.com.br

24/01/2016 - 19h34

Fortes chuvas enchem açudes e aliviam drama da seca em Dom Inocêncio

Riachos e barragens de grande porte não enchiam desde 2010.

 

Barragem da Barra do Antônio Martins atingiu capacidade máxima (Foto: Reprodução/Facebook)

 

As fortes chuvas que têm caído no mês de janeiro mudaram a realidade nos municípios do semiárido piauiense. Em Dom Inocêncio, a 615 km de Teresina, os açudes e riachos encheram e trouxeram alívio para os moradores que sofriam com a seca. Desde 2010 não se registrava um período chuvoso tão intenso como o do últimos dias.

 

O barragem da localidade Oiti, maior açude do município e que registrou os níveis mais críticos da história em 2015, recebeu um grande volume. O açude tem capacidade para mais de 9 milhões de metros cúbicos de água. Já a barragem da localidade Barra do Antônio Martins alcançou a capacidade máxima e sangra desde a sexta-feira (22).

  

Barragem do Abacaxi recebeu grande volume de água (Foto: Ivo Almeida) 

 

A barragem do Abacaxi também atingiu a capacidade máxima. O açude que estava seco vem recebendo um grande volume de água e começou a sangrar no início deste domingo (24). Em diversas outras localidades do município, açudes de menor porte já estão em estado de sangria.

 

Os riachos também têm registrado grande volume de água com a intensificação das chuvas nos últimos dias. Em algumas estradas do município o tráfego está interrompido devido a correnteza. Na manhã deste domingo (24), a zona urbana e várias localidades da zona rural voltaram a amanhecer debaixo de chuva forte.

 

Riachos encheram e interromperam tráfego em estradas (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Mais chuvas
De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), as chuvas devem continuar em Dom Inocêncio esta semana, no entanto devem ter intensidade menor do que as registradas nos últimos dias.

Dom Inocêncio

Comentários