Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Municípios /

Parnaíba

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

28/10/2019 - 10h00

Compartilhe

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

28/10/2019 - 10h00

Delta do Parnaíba está entre os 14 ecossistemas afetados pelas manchas de óleo

A contaminação pode quebrar o ciclo de diversas espécies marinhas do litoral brasileiro.

 

O ecossistema do Delta do Parnaíba, localizado entre os estados do Piauí e Maranhão, é um dos 14 que já foram afetados pelas manchas de óleo que aparecem no litoral do Nordeste. A contaminação pode quebrar o ciclo de diversas espécies marinhas do litoral brasileiro, com impacto também socioeconômico nas comunidades que vivem no seu entorno.

Os primeiros sinais de óleo no Delta do Rio Parnaíba foram achados no dia 26 de setembro na Ilha dos Poldros, município de Araioses, no Maranhão. Uma tartaruga marinha foi encontrada morta na região.

No Delta, único das américas, o Rio Parnaíba deságua no Oceano Atlântico em cinco saídas para o mar: Barra do Igaraçu, das Canárias, Caju, Melancieiras e Tutoia.

Já a Área de Proteção Ambiental (APA) Delta do Parnaíba foi criada em agosto de 1996, possui uma área de extensão de 307.590,51 hectares e abrange três estados do Nordeste, Piauí, Maranhão e Ceará, percorrendo todo litoral Piauiense.

A APA abrange 10 municípios: Tutoia, Paulino Neves, Araioses e Água Doce no Maranhão, Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia no Piauí, Chaval, Barroquinha no Ceará.

Das 16 praias do litoral do Piauí, seis já foram atingidas pelas manchas de óleo que estão poluindo a costa da região Nordeste. Os dados são da Marinha. Os últimos registros aconteceram no dia 30 de setembro nas praias de Atalaia, Peito de Moça e Coqueiro - ambas em Luís Correia - e Pedra do Sal em Parnaíba. O primeiro caso foi registrado no dia 28 de setembro na praia do Arrombado, e no dia seguinte em Cajueiro.

Comentários