Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Municípios /

Parnaíba

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

08/11/2019 - 10h07

Compartilhe

Parnaíba

acessepiaui@hotmail.com

08/11/2019 - 10h07

Estudo sobre chuvas extremas será apresentado em congresso internacional

O trabalho dos pesquisadores é o resultado da análise de chuvas extremas que atingiram a cidade no período de março e abril deste ano.

 

O professor do curso de Geografia da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) de Parnaíba, Werton Costa, representará o Piauí, junto com o professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Francílio de Amorim dos Santos, no VII Simpósio Internacional de Climatologia, que será realizado de 11 a 14 de novembro em Belém (PA). O trabalho dos pesquisadores é o resultado da análise de chuvas extremas que atingiram a cidade de Parnaíba, no período de março e abril deste ano.

“Foi o maior registro de chuva extrema dos últimos 20 anos”, explica o professor Werton Costa. Segundo ele, o superaquecimento das águas do oceano Atlântico provocaram essa condição extrema na cidade. Em apenas dois meses, choveu o equivalente ao índice pluviométrico de um ano inteiro. “Só no dia 21 de março de 2019, em um único dia, choveu a chuva do mês inteiro. A média de chuva prevista para março era de 259 milímetros e choveu 261”, pontua.

Os pesquisadores concluíram que houve um aumento exponencial da temperatura no Atlântico, uma anomalia positiva de temperatura, que fez com que se formassem grandes instabilidades sobre o litoral de Parnaíba. “A zona de convergência intertropical, que é o principal motor de chuva no Nordeste, acabou se posicionando sobre a cidade – basicamente entre Camocim (CE) e Barreirinhas (MA), e fez com que o ocorresse o aumento de precipitação extrema provocando grandes transtornos”, explica o professor Werton.

Os pesquisadores apontam no estudo ações emergenciais e preventivas para gerir desastres ambientais, como investir na educação de risco e na infraestrutura da cidade para situações de alagamento e chuvas.

O Simpósio Internacional de Climatologia (SIC) é um evento bienal promovido pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (SBMET) com a finalidade de reunir a comunidade científica e profissional do Brasil e do exterior para apresentar e discutir temas associados ao clima e seus impactos nas atividades humanas. O SIC tem o objetivo de promover, incentivar e divulgar as pesquisas na área de meteorologia e climatologia, congregando pessoas que se dedicam ou se interessam pelo tema, visando uma cooperação estreita entre os congressistas, levando a um efetivo intercâmbio de informações e de conhecimentos.

Comentários