Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 16 de maio de 2024
Municípios /

Altos

Altos

acessepiaui@hotmail.com

30/04/2013 - 09h13

Compartilhe

Altos

acessepiaui@hotmail.com

30/04/2013 - 09h13

Governo entrega títulos definitivos de terra a agricultores de Altos

0

 0

Uma luta de 20 anos chegou ao fim para 42 famílias do Assentamento Coité, em Altos, a aproximadamente 39 quilômetros de Teresina. Na manhã deste domingo (28), o governador do Piauí, Wilson Martins, realizou solenidade de inauguração do assentamento e entregou 42 unidades habitacionais com títulos definitivos de posse para agricultores familiares que ocupavam a área sem nenhuma documentação.

Durante o evento, que contou com a participação de autoridades locais, estaduais e federais, o governador ressaltou que foram investidos R$ 630 mil reais em todo processo de regularização, além de mais R$ 95 mil reais no levantamento dos imóveis rurais. O trabalho foi possibilitado pela parceria entre o governo do Estado, INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e Interpi (Instituto de Terras do Piauí).

 “O Estado está trabalhando para melhorar a qualidade de vida da população piauiense. Por certo, essas famílias, a partir de agora, poderão ter acesso a programas de integração social. O documento é muito mais que segurança e garantia para elas, é patrimônio familiar. Temos muito a comemorar hoje”, ressaltou Wilson Martins.

Para os moradores, um sonho realizado. Por meio de uma carta, a comunidade expressou ao governador a gratidão, por tornar possível, o que antes parecia muito distante: ter em mãos o documento de posse e de moradia. “Antes, pensávamos que tudo isso era impossível, pois era um sonho de todos terem uma casa decente. Por tudo isso que recebemos hoje, só temos que agradecer, primeiramente, a Deus e também ao nosso governador que contribuiu diretamente para a concretização do nosso sonho”, disse a aposentada Geraldina Vieira, emocionada, em nome da comunidade.

 A dona de casa Adalgisa Rosa da Conceição também comemorou. “Havia muitos anos que eu esperava ter essa posse nas mãos. Eu já estava com 49 anos morando na terra e agora me sinto realizada em ter uma casa e o documento da minha propriedade. Daqui para frente, a tendência é só melhorar cada vez mais”, enfatizou Adalgisa Rosa.

De acordo com Wilson Martins, o programa vai alcançar mais piauienses nos próximos meses com a entrega de mais 16 assentamentos em municípios, como Piripiri, Cocal, São João do Piauí, Capitão Gervásio Oliveira, Simplício Mendes e João Costa. Atualmente, o Estado tem 684 assentamentos estruturados, com 14 mil beneficiados pelo programa do Crédito Fundiário. Entre 2011 e 2012, foram 1.800 assentados.

Comentários