Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 14 de maio de 2024
Colunas /

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

25/05/2015 - 21h35

Compartilhe

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

25/05/2015 - 21h35

Habilidade política

 

 

Depois dos quarenta a vida começa a ensinar que Política é algo bem mais sério do que se imagina. A falácia externa geralmente é uma; o desenrolar dos bastidores é algo completamente diferente e do conhecimento dos simples mortais. Quem realmente entende e compreende Política atua nos bastidores; conversa incansavelmente e de forma habilidosa.

           

O que é Habilidade? É o substantivo que indica a qualidade de uma pessoa hábil, que revela capacidade para fazer alguma coisa. O conceito está intimamente relacionado com a aptidão para cumprir uma tarefa específica com um determinado nível de destreza. Alguns sinônimos de habilidade podem ser: capacidade, talento, inteligência, engenho, destreza, agilidade. Habilidade requer escolha certa e pessoas certas; no tempo e momento certo!

           

A política é uma Arte milenar. Adentrar ao Mundo Político é ter a certeza de que o que hoje se apresenta favorável, amanhã é completamente duvidoso ou diferente do almejado. Política é capacidade de escuta; política é desconfiômetro permanentemente ligado; política é trabalhar sempre com certa margem de segurança. É pragmatismo puro!

           

Até mesmo cientificamente algumas correntes discorrem sobre política no sentido equivalente de: Política é a arte de negociação para compatibilizar interesses. Isto significa dizer que o caos está plenamente estabelecido? Não; de maneira nenhuma. O despertar da escrita é no sentido de ao adentrar ao mundo político os seres humanos entendam e compreendam a vertente pragmática cotidiana do Mundo Político. Os experientes e maduros na arte da compreensão política costumam dizer que quando tudo está muito silencioso e quieto em política; sempre algo está estrategicamente planejado. A habilidade política costuma acontecer no silêncio; de forma planejada e com margem de certeza absoluta!

           

E tudo isso descrito é ruim? Tudo isso escrito é pejorativo? De maneira nenhuma. Na arte da guerra cada um costuma agir de acordo com suas forças. Política não é de fato campo emotivo e muito menos de alcance puritano. Política é habilidade; política é escuta; política é perder tempo no sentido de ganhar tempo posteriormente; política é a Arte do Diálogo!

           

Quem começou a entender e compreender a Arte da Habilidade Política não meramente através da força e perseguições? Quem começou a adentrar ao Mundo Político no seu sentido milenar? Quem está “perdendo” tempo conversando exaustivamente? Que você mesmo nobre leitor tire suas conclusões. Se tudo continuar assim, não demorará muito e com certeza o céu de brigadeiro chegará muito mais cedo do que até mesmo os analistas imaginavam. Depois de Maquiavel a política nunca mais foi a mesma. É o Mundo Político.

           

 

A Habilidade Política de escolha de pessoas certas; começou a produzir resultados!

 

 

*Josenildo Melo é católico. Bacharel em Serviço Social pelo ICF – Instituto Camillo Filho. Jornalista. Estudante de Direito.

 

 

 

 

 

Josenildo Melo

Comentários