Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 14 de maio de 2024
Colunas /

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

01/06/2015 - 06h26

Compartilhe

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

01/06/2015 - 06h26

Poder somente respeita poder?

Está começando a acontecer no Mundo Político o fator de respeito somente no que diz respeito a quem possui poder de articulação? Sempre foi assim; quem deseja adentrar ao Mundo Político é bom saber que Poder somente respeita Poder. Quem deseja galgar espaço precisa primeiramente ajudar a construir o próprio espaço de poder a ser ocupado. Sempre foi assim!

           

 

Sempre que crises ronda Brasília começa a movimentação de colocar em pauta a reforma eleitoral? Aconteceu a reforma eleitoral? Vai acontecer a reforma eleitoral realmente tão esperada? “Advogar em causa própria” não é admissível; como esperar então uma reforma eleitoral partindo da ótica observacional do mundo político? O resultado está posto. E realmente o resultado foi muito melhor do que o esperado. Mudar por mudar não despertou interesse!

           

 

Tudo da forma que vai prevalecer é o esperado por quem faz cobertura política cotidianamente. Agora somente resta cada partido realmente fortalecer sua militância e se tornar de fato um partido ideologicamente forte, promovendo formação ideológica e partidária. Poder somente respeita o poder de forma democraticamente estabelecida; o querer atropelar por atropelar muitas vezes o feitiço recai sobre o feiticeiro. Poder somente respeita poder; agindo de forma racionalmente dialogada. O mundo político é conjectura de interesses; muito delicado.

           

 

Afinal o que é o Poder? Poder (do latim potere) é a capacidade de deliberar arbitrariamente, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, o império. Poder tem também uma relação direta com capacidade de se realizar algo, aquilo que se "pode" ou que se tem o "poder" de realizar ou fazer. E a falácia o poder emana do povo? Em momentos de crise essa máxima realmente funciona. Tudo agora está se normalizando e quando o presidente da câmara puxou a reforma pra si a lógica de poder chocou-se com o poder emanado da coletividade política. Poder somente respeita Poder!

           

 

Reformar por reformar não produziu o efeito esperado. Pior do está não podia ficar; o bom senso começou a prevalecer no que diz respeito a um diálogo bem mais acentuado; porém sem o clamor efervescente das ruas, dificilmente qualquer reforma política de fato prevalecerá. Os pequenos dependem dos grandes e os grandes dos pequenos partidos. A Melhor situação é portanto, a busca pelo poder; do jeito que está cada grande líder pode vislumbrar o fortalecimento partidário via aspectos formativos e lealdade contínua na busca pelo Poder!

 

 

*Josenildo Melo é católico. Bacharel em Serviço Social pelo ICF – Instituto Camillo Filho. Jornalista. Estudante de Direito.

            

Josenildo Melo

Comentários