Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 01 de maio de 2024
Colunas /

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

09/06/2015 - 14h32

Compartilhe

Josenildo Melo

josenildomelo@folha.com.br

09/06/2015 - 14h32

O diálogo é uma fonte política?

O diálogo é essencial em negociações. O secretário estadual de Administração Franzé Silva vem se notabilizando pelo cultivo do diálogo; o secretário faz questão de atender todos os pedidos de audiência pública realizados pela Assembléia Legislativa do Estado do Piauí. Agindo assim o secretário Franzé Silva mostra a toda sociedade a importância do diálogo!

           

 

O que é o diálogo? Com origem na palavra latina dialogus que, por sua vez, provém de um conceito grego, um diálogo é uma conversa entre duas ou mais pessoas, que manifestam as suas ideias ou afetos de forma alternativa. Neste sentido, um diálogo é também uma discussão ou uma troca de impressões com vista a chegar a um entendimento.

 

 

Na sua acepção mais habitual, o diálogo é uma modalidade do discurso oral e escrito através da qual comunicam entre si duas ou mais pessoas. Trata-se de uma troca de ideias por qualquer meio, direto ou indireto. O Secretário Franzé Silva não tem medido esforços na concepção do termo diálogo como fonte de entendimento na resolução dos problemas.

           

 

O diálogo pode ser tanto uma conversa amável como uma violenta discussão. Porém, costuma-se falar do diálogo como sendo uma troca de ideias onde se aceitam os pensamentos do interlocutor e os participantes estão dispostos a mudar os seus próprios pontos de vista, daí haver um consenso quanto à necessidade de dialogar em variadíssimas áreas, como a política, por exemplo. O diálogo é uma das maiores “armas” do mundo político e deve ser aproveitado.

           

 

Mas comparecer, dialogar e não conceder significa alguma coisa? A principal função do diálogo é ouvir, compreender e entender o que se pretende; resolver por resolver e somente agradar talvez não seja apenas mera vontade do querer ou desejo de resolver; agora o fato de procurar mesmo em circunstâncias adversas dialogar e comparecer é sinal de abertura.

           

 

O diálogo é uma fonte política? É; tanto é que agindo de forma aberta e dialogando com os servidores e instituições, o secretário de administração Franzé Silva, vem conseguindo destaque não somente com a imprensa, mas também com a sociedade política piauiense. Através do diálogo franco, aberto e transparente virá também o entendimento possibilitador do melhor termo e a solução de impasses. O diálogo está evitando o caos generalizado no Piauí. 

 

*Josenildo Melo é católico. Bacharel em Serviço Social pelo ICF – Instituto Camillo Filho. Jornalista. Estudante de Direito.

Josenildo Melo

Comentários