Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 03 de maio de 2024
Colunas /

Editorial

Editorial

contato@acessepiaui.com.br

29/04/2021 - 09h55

Compartilhe

Editorial

contato@acessepiaui.com.br

29/04/2021 - 09h55

Pelo cancelamento da obsoleta licitação dos transportes coletivos de Teresina

 

Em Teresina, o sistema de transporte coletivo público entrou em colapso há muito tempo. Não tem mais a mínima condição de oferecer um serviço eficiente para os usuários. 

São as mesmas empresas que operam o sistema há 40 anos numa relação com a prefeitura cheia de vícios. Um sistema que, na gestão anterior da prefeitura, foi gasto uma montanha de dinheiro para melhorar o serviço, mais que, infelizmente, piorou com a construção de paradas nos canteiros centrais das avenidas, os sinais de trânsito multiplicados por cinco, prejuízos para comerciantes, engarrafamentos e, o pior, ampliou o percurso do deslocamento até as paradas finais que os usuários precisam fazer ao saírem e voltarem para suas casas.   

Enquanto isso, os usuários estão hoje e permanecem reféns de um sistema falido, amparado em uma licitação obsoleta que não dá mais conta dos novos desafios do sistema. E, o pior, como consequência usários vem sendo obrigados a pagarem preços mais caros em seus deslocamentos diários, por conta da precariedade de um serviço amparado na ganância e incompetência.  

É urgente repensar e planejar o serviço de transportes coletivos da capital piauiense no seu todo, em sua complexidade, frente aos novos desafios que foram se acumulando ao longo do tempo, cujas respostas precisam ser dadas com mais celeridade pelos atuais gestores Prefeitura, que hoje estão de mãos atadas. 

A Justiça do Piauí tem obrigação de intervir nessa zorra, resetar esse velho sistema, carcomido e que precisa respeitar e viabilizar o direito constitucional de ir e vir dos cidadãos, sobretudo das camadas mais carentes da capital piauiense, que precisam de serviços de transportes públicos mais eficientes e baratos. 

Pelo cancelamento urgente da licitação ainda vigor dos transportes coletivos de Teresina e elaboração de uma nova, onde as responsabilidades entre a Prefeitura e as Empresas sejam mais justas e equitativas e, os cidadãos usuários, através de suas representações, tenham maior participação nas decisões da política de transporte público da capital.   

Portal O Dia

Comentários