Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 18 de maio de 2024
Colunas /

Redação

Redação

acessepiaui@hotmail.com

29/06/2021 - 06h02

Compartilhe

Redação

acessepiaui@hotmail.com

29/06/2021 - 06h02

Reajuste da tarifa de energia deve passar de 20%

 

A diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) vai decidir nesta semana os novos valores das bandeiras tarifárias. O diretor-geral da agência, André Pepitone, já afirmou que o reajuste deve passar de 20% para a bandeira vermelha patamar 2, a mais cara.

As bandeiras são os adicionais cobrados na conta de luz dependendo das condições de produção de energia no setor elétrico. Segundo a Aneel, elas não são destinadas, apenas, a cobrir os custos extras: a agência afirma que o mecanismo é uma forma de sinalizar para o consumidor quando é hora de gastar menos energia. Em 2018, porém, uma auditoria do TCU (Tribunal de Contas da União) apontou que as bandeiras não eram efetivas para provocar consumo consciente de energia.

A Aneel afirmou que as bandeiras refletem os custos variáveis de geração de energia. Segundo o órgão, a revisão dos valores se justifica pelo aumento no preço dos insumos de usinas termelétricas, principalmente as que utilizam petróleo. Com a seca, as termelétricas são acionadas para que não falte energia. 

Como se não bastasse os aumentos exorbitantes dos preços dos alimentos e dos combustíveis nos últimos dois anos, agora é a vez da tarifa de energia ficar mais cara. Com certeza, além da alegação da escassez de água nos reservatórios de água para mover turbinas das hidrelétricas, tem a preparação do governo para a transferência do controle do sistema elétrico para grandes corporações privadas que em breve serão os novos donos da Eletrobrás. 

Comentários