Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sabado, 11 de maio de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

15/07/2021 - 08h35

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

15/07/2021 - 08h35

Arthur Lira passa a boiada na Câmara dos Deputados

 

A expressão “passar a boiada”, cunhada pelo ex-ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles no ano passado, ganhou outra dimensão desde que Arthur Lira (PP-AL) assumiu a presidência da Câmara dos Deputados. Enquanto os olhos da sociedade civil brasileira estão voltados para a CPI da Pandemia no Senado, deputados federais liderados por Lira correm para aprovar, sem debate público e, muitas vezes, sem nem passar por comissões, uma série de projetos de interesse do Governo Jair Bolsonaro e de deputados do Centrão que impactam a vida da população. 

O desmonte das políticas ambientais é uma das prioridades, resultando em maio numa lei de licenciamento ambiental que, de acordo com os especialistas, na prática acaba com qualquer regulação do Estado. O projeto que, segundo os críticos, incentiva a grilagem de terra (PL 2633/2020) e o que dificulta novas demarcações de terras indígenas (PL 490/2007) são os próximos da fila, e Lira tem pressa para aprová-los, inclusive, a Câmara aprovou que o PL 2633 vai ser votado em regime de urgência, ou seja, pulando várias etapas de discussão. 

Na área econômica, a privatização da Eletrobras foi aprovada na Câmara e no Senado com jabutis que até mesmo defensores da medida se voltaram contra ela. Agora é a vez da privatização dos Correios, reforma tributária, reforma eleitoral... A velocidade é desnorteadora para um Parlamento acostumado com comissões e audiências públicas que imprimem um ritmo mais lento ao debate —como é comum em democracias.

*****
Felipe Betim é jornalista, no El Pais. 

DCM - Amarildo

Comentários