Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

04/12/2021 - 06h24

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

04/12/2021 - 06h24

CRIME CONSUMADO

 

Certeiro como uma bala perdida, Millôr Fernandes afirmou: “Se você não consegue realizar seus sonhos, tente realizar seus pesadelos”.  Cáustico, mas verdadeiro.

Hoje, o pesadelo me alcançou antes do café da manhã: dileta amiga me mandou um vídeo postado pelo vereador Fernando Miranda sobre a destruição definitiva do Ninhal das Garças em  Campo Maior. Por razões que ignoro (a Natureza certamente sabe), a garças escolheram o local para nidificar. Estavam lá há muito tempo. O espaço tornou-se uma espécie de cartão-postal da cidade. Não eram poucas as pessoas que paravam no local para fotografar o espetáculo da vida em ebulição...

Infelizmente, as aves "esqueceram-se" de combinar com os “proprietários” do terreno, que deflagraram uma guerra sem trégua contra elas. Primeiro, tentaram enxotá-las com foguetes, no final das tardes e ao amanhecer. Não deu resultado. Mandaram cortar parte da vegetação, nada. Resilientes, as garças não desistiram do ninhal. Decidiram atear foto na vegetação, já pobre e rala, e  as aves não fugiram. Finalmente, mandaram passar um trator destruindo tudo. 

Até aí, tudo muito previsível: o terreno é valioso.  O problema é que a área estava “protegida” por lei. Lei Ordinária Nº 12/ 2019, cujo Artigo 1º reza:  “Fica criado o “Parque das Garças, com extensão de 01 (hum) hectare, localizado na BR 343, no KM 267, entre a Av. do contorno e a AL Luiz Gonzaga de Oliveira, Mucuripe, Campo Maior -PI”. Pela lei, a Prefeitura desapropriaria a área para a criação do Parque. Uma lei realmente “ordinária”, muito ordinária: letra morta.

À época, como presidente do Conselho Estadual de Cultura, fui a Campo Maior, com alguns conselheiros, participar de uma audiência pública na Câmara Municipal do município. Lá estavam, além do poder legislativo, o secretário do meio ambiente, o Ministério Público, políticos, jornalistas, e “o povo em geral”. Choveram discurso, promessas, insultos, agressões e tudo mais. Depois, um “almoço de reconciliação” e “até a próxima”.  Venceu o poder econômico.

Como cidadão comum, fiz o que me cabia: mostrei, denunciei, cobrei das autoridades competentes. Fiz pelo menos três matérias para a TV. Não pude evitar o inevitável.

De tudo, sobrou uma pequena alegria:  os criminosos não conseguiram cortar as  asas das garças....

*****
Cineas Santos é professor, escritor, poeta e produtor cultural - nas redes sociais. 

Comentários