Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 01 de maio de 2024
Colunas /

Na Cola

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

18/03/2022 - 08h37

Compartilhe

Na Cola

contato@acessepiaui.com.br

18/03/2022 - 08h37

Pacote de bondades com dinheiro que já é do povo

Ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro

 Ministro da Economia, Paulo Guedes e o presidente Jair Bolsonaro

O pacote de Jair Bolsonaro para "reaquecer a economia" basicamente permite aos aposentados gastarem agora um 13º que vai fazer falta no final do ano, a endividados usarem dinheiro que já é deles e a quem está na xepa armar novas bombas-relógio em formas de empréstimo consignado. Transferência de renda real para a classe trabalhadora, que viu seu rendimento médio cair 11% no último ano, de acordo com o IBGE? Neca.

O pacote prevê que trabalhadores com recursos no FGTS possam sacar até R$ 1 mil do seu próprio dinheiro; que aposentados antecipem o pagamento do seu 13º salário, descobrindo um santo para cobrir outro; que aposentados e pensionistas e beneficiários do BPC e do Auxílio Brasil possam comprometer até 40% de seus benefícios em empréstimos consignados, reduzindo a renda à disposição mensalmente.

Claro que quem está com a corda no pescoço vai participar, mas imaginar que a pessoa se tornará uma devedora eleitoral do presidente por conta de um pacote que permite a ela usar seu próprio dinheiro para amortizar a dívida com o banco ou com a financeira é tratar a massa dos trabalhadores como inimputáveis, ou melhor, retardados.

*****
Leonardo Sakamoto é jornalista - no Uol  

Comentários