Facebook
  RSS
  Whatsapp
Domingo, 28 de abril de 2024
Colunas /

Gustavo Almeida

almeidajornalista01@gmail.com

15/08/2013 - 14h21

Compartilhe

Gustavo Almeida

almeidajornalista01@gmail.com

15/08/2013 - 14h21

Ação de bandos armados amedronta o Sertão

 

 

No início do século passado o sertão nordestino era palco da ação do bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. Os cangaceiros invadiam cidades perdidas no meio da caatinga e causavam medo na maioria das pessoas. Digo maioria, porque para alguns Lampião não era bandido e sim um herói.

 

Sem adentrar nesse mérito, o certo é que para a polícia o famoso Lampião era bandido, e dos grandes. Depois de inúmeras tentativas fracassadas, uma volante deu fim a vida de Virgulino Ferreira em 1938, no sertão sergipano. Daí em diante o cangaço enfraqueceu e terminou acabando pouco tempo depois.

 

Mas hoje, em pleno século XXI, o medo assombra cidades pequenas do Nordeste. Quadrilhas fortemente armadas e com atitudes violentas “tiram onda” do Estado e provocam terror nas desprotegidas cidadezinhas. No Piauí, onde muitos dizem que Lampião não andou, os “bandos modernos” agem com frequência, e o pior, com facilidade.

 

Sem estrutura e acuadas no meio da caatinga estão polícias. Uma das últimas ações criminosas no Piauí ocorreu no dia 10 deste mês em Dom Inocêncio, distante 615 km de Teresina, no semiárido. Durante a madrugada, um bando explodiu uma agência bancária e levou todo o dinheiro. Foi a segunda vez que o local foi alvo de bandidos. Por lá, a agência dos Correios já foi roubada diversas vezes por bandos armados.

 

A cidade fica na divisa com a Bahia e próxima a Pernambuco. São dezenas de estradas, todas de chão, que dão acesso as mais diversas regiões. A delegacia tem três policiais e uma viatura modelo gol, ano 2006. Sempre que há um assalto os bandidos “emburacam” rumo à divisa com a Bahia. O reforço policial é sempre chamado. Vindo de São Raimundo Nonato, a 104 km dali, o grupo tático passa na cidade, no mínimo, três horas após a ação.

 

Pegar os criminosos? Quase uma utopia! A facilidade dos bandidos em roubar a isolada cidade preocupa a população. Todos sabem que ali é presa fácil para a bandidagem do Piauí, da Bahia e de Pernambuco. Dom Inocêncio é lugar de gente tranquila e hospitaleira. Pena é saber que o governo também é assim, tranquilo e hospitaleiro com todos, inclusive com os bandos que invadem as cidades pequeninas do Estado.

Gustavo Almeida

Comentários