Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Tecnologia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

05/12/2017 - 09h36

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

05/12/2017 - 09h36

Autoridades discutem criação do primeiro parque tecnológico do Piauí

O espaço abrigaria vários centros de pesquisas em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

 Divulgação

Projeto do Parque Tecnológico na UFPI

 Projeto do Parque Tecnológico na UFPI

Nesta segunda-feira (04), representantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), e Instituto Federal do Piauí (IFPI), junto à bancada federal, discutiram, no Salão Nobre da UFPI, a viabilidade de construção do primeiro Parque Tecnológico do Estado. A proposta é que o Parque abrigue vários centros de pesquisas em parceria com diversas instituições públicas e privadas.

O Parque Tecnológico abrigará como, por exemplo, o centro de Biofotônica e de Biomateriais, que usa a luz, em formas de laser ou leds, como medidor de parâmetros para diagnósticos e tratamentos de doenças, como o câncer, alzheimer, dentre outras.

A criação do Parque Tecnológico do Piauí é uma ferramenta importante para a estratégia de desenvolvimento do Estado e no combate à pobreza. O Parque aumentará a competitividade do Piauí no cenário nacional e mundial, trará novos investimentos para o Piauí com a criação de novos empregos, elevando a renda da população e aumentando a qualidade de vida.

Para o reitor da Ufpi, Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes, a reunião foi de grande importância para o Piauí. 

Apresentamos para a bancada, a proposta do Parque Tecnológico Piauiense. A UFPI sempre mostrando que não olha para o seu próprio umbigo, ela está preocupada com o desenvolvimento do Piauí, contando com a parceria da UESPI e do IFPI. Os parlamentares se manifestaram de forma favorável a esse empreendimento”, contou 


O governador do Estado, Wellington Dias, parabenizou todos os envolvidos e se manifestou de forma favorável ao projeto.

É uma iniciativa louvável essa ideia ousada de colocar o Piauí na rota dos estados que possuem parques tecnológicos. É importante trabalhar naquilo que o Piauí possui em grande potencial, como o agronegócio e a energia solar. Eu creio que terá grandes resultados, então, vamos fazer acontecer”, relatou.

Divulgação

Comentários