Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Notícias /

Saúde

Redação

contato@acessepiaui.com.br

05/12/2017 - 10h39

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

05/12/2017 - 10h39

Uso exagerado de celulares e computadores pode ocasionar miopia

Estilo de vida atual, especialmente dos jovens, tem provocado aumento nos diagnósticos da doença.

 Divulgação

Especialistas alertam para prejuízos causados pelo uso exagerado do celular

 Especialistas alertam para prejuízos causados pelo uso exagerado do celular

Segundo pesquisa divulgada pelo o Instituto de Microcirurgia Ocular (IMO) em Barcelona, o uso exagerado de celulares e computadores favorecem o aparecimento de problemas na visão, como a miopia; acometendo inclusive pessoas que não estão predispostas a sofrer desse problema.
 
A miopia afeta a capacidade das pessoas de focarem objetos distantes, tornando a visão borrada. O oftalmologista Dr. Artur Pereira Filho, conta que o aumento desse problema também acontece pelo o estilo de vida atual. “As pessoas atualmente passam mais tempo em lugares fechados, onde se tem muita luz artificial, ou seja, há um excesso de visão de perto e se utiliza pouca visão de longe”, conta o médico.
 
Outro fator importante que causa a miopia é a hereditariedade, que segundo o especialista pode ser constatada ainda na infância. “A doença geralmente é diagnosticada entre os oito e 12 anos. Os olhos ainda estão em processo de desenvolvimento nessa idade, por isso a forma deles pode mudar”, afirma o oftalmologista.
 
O médico faz um alerta sobre os principais sintomas da miopia. “Os sintomas geralmente são percebidos em situações do dia a dia como: se sentar mais perto da televisão, tela de cinema ou nos primeiros lugares da sala de aula. Nas leituras colocar o livro muito próximo ou ainda piscar excessivamente e esfregar os olhos com frequência”, alerta.


 Dr. Artur Pereira Filho, oftalmologista
 
O tratamento da doença pode ser feito com o uso óculos, lentes de contato e cirurgias. O especialista afirma que após o diagnóstico é necessário proteger e cuidar da visão.

O objetivo do tratamento da miopia é ajudar a focar a luz do jeito certo na retina através do uso de lentes corretivas ou cirurgia refrativa. Mas é necessário que as pessoas busquem uma vida saudável como, não passar muito tempo utilizando computadores, celulares, ou realizando outras atividades do dia a dia utilizando a visão de perto, proteger os olhos do sol e principalmente ir ao oftalmologista regularmente”, finaliza.

Divulgação

Comentários