Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Notícias /

Cidades

Redação

contato@acessepiaui.com.br

10/12/2017 - 11h19

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

10/12/2017 - 11h19

Mais de 50% das pessoas que vivem em Teresina estão acima do peso

Combate a obesidade na capital é tema de projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal.

 

Pesquisa aponta que 51,6% da população de Teresina está acima do peso

 Pesquisa aponta que 51,6% da população de Teresina está acima do peso

A Câmara Municipal de Teresina aprovou no dia 07 de dezembro o Projeto de Lei n° 350/2017, de autoria do vereador Neto do Angelim, que institui o Dia de Combate a Obesidade, no âmbito do município de Teresina.

O parlamentar explica que o objetivo é chamar atenção para essa questão de saúde pública, com foco na prevenção. “O teresinense está a cima do peso, o que amplia os fatores de risco para outras doenças que podem até levar à morte. Vamos ampliar o debate”, disse.

Após a sessão ordinária onde o projeto foi aprovado, o parlamentar recebeu em seu gabinete o Dr. Marlon Moreno, cirurgião e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), que na oportunidade parabenizou Neto do Angelim pela iniciativa de levar ao plenário as discussões sobre prevenção à obesidade.

“Parabenizo o parlamentar pela atitude, é importante falar desse tema, conscientizar à população para prevenir a obesidade, me disponho a auxiliar na implementação de ações dessa natureza, sobretudo com crianças”, afirmou o médico.


Dados da Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) realizada pelo Ministério da Saúde este ano, revelam que mais da metade da população teresinense está acima do peso ideal, com média de 51,6%.

Segundo a pesquisa, o crescimento da obesidade é um dos fatores que pode ter colaborado para o aumento da prevalência de diabetes e hipertensão, doenças crônicas não transmissíveis que piora a condição de vida do brasileiro e podem até matar.

O diagnóstico médico de diabetes passou de 5,5% em 2006 para 8,9% em 2016 e o de hipertensão de 22,5% em 2006 para 25,7% em 2016. Em ambos os casos, o diagnóstico é mais prevalente em mulheres. Na capital do Piauí, 23,2% disseram ter diagnóstico médico de hipertensão, e 6,8%, de diabetes.

Comentários