Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Notícias /

Geral

Redação

contato@acessepiaui.com.br

10/12/2017 - 11h25

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

10/12/2017 - 11h25

Órgãos de controle convocam população para combate a corrupção no Piauí

Durante evento em Teresina, o controle social foi apontado como fundamental na luta contra esse mal.

 

Combate ao maior mal do Brasil depende de cada cidadão

 Combate ao maior mal do Brasil depende de cada cidadão

A Rede de Controle da Gestão Pública no Piauí realizou, nesse sábado (9), Dia Internacional Contra a Corrupção, um evento em alusão à data, no Parque da Cidadania, em Teresina. O objetivo foi promover a conscientização sobre o exercício da cidadania e o estímulo à honestidade e solidariedde, visando a construção de um Piauí e de um Brasil melhores, sem corrupção. 

O evento contou com aula de alongamento, zumba, apresentação teatral do Projeto Ação Justiça Eleitoral e Cidadania  (AJE/TRE), além de  apresentação da banda de Música da Polícia Militar e show de humor com Vinícius Karkam.  

Nove dos 14 órgãos que integram a Rede de Controle no Piauí estiveram presentes no evento, entre eles, a Controladoria-Geral do Estado (CGE-PI) que apresentou os resultados da atuação ao longo de 2017 e as ferramentas que promovem uma maior participação da população na gestão pública, a exemplo do Portal da Transparência, Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e aplicativo Gestão Transparente. 

O controlador-geral do Estado, Nuno Bernardes, esteve presente no evento e  ressaltou a importância do controle social. 


"O artigo 1º da Constituição Federal diz que todo poder emana do povo. Então, a intenção dos órgãos de controle é cada vez mais fomentar a participação social e o exercício da cidadania, no acompanhamento e avaliação das políticas públicas. No que tange a CGE, uma de nossas diretrizes é incrementar e aprimorar cada vez mais o Portal da Transparência e o aplicativo Gestão Transparente. São meios de fomentar o controle, fomentar o exercício da cidadania e fazer com que o cidadão esteja cada vez mais próximo da administração pública do Poder Executivo estadual", disse o controlador-geral do Estado. 


Para o coordenador-executivo da Rede de Controle no Piauí, Leonel Alves de Melo, o evento foi bastante positivo e a expectativa é realizar mais ações com a intenção de aproximar cada vez mais os órgãos de controle da população. 

"Estamos dispostos a nos aproximar da população e conseguimos atrair esse público para as nossas tendas, para ver o que os órgãos de controle estão fazendo. As instituições já deram as mãos e a população precisa se unir a nós para trabalharmos juntos no combate à corrupção. A mensagem que passo aos piauienss é que acreditem, pois temos bons exemplos no Brasil de controle social, de pessoas que realmente estão preocupadas em prevenir e combater a corrupção e tem possibilitado que as cidades ofereçam melhores serviços. Corrupção tem jeito sim, e juntos, instituições e população, conseguiremos vencer essa batalha", enfatizou Leonel.

Comentários