Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 25 de abril de 2024
Notícias /

Polícia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

17/01/2018 - 18h10

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

17/01/2018 - 18h10

Polícia Federal faz busca e apreensão na Uespi

Operação “Curriculum" investiga irregularidades na aplicação de recursos federais. A Uespi divulgou nota de esclarecimento sobre a ação da Polícia Federal.

 

 

Agentes da Polícia Federal estão cumprindo nessa quarta-feira, 17/01, mandados de busca e apreensões de documentos na Uespi - Universidade Federal do Piauí, na zona norte de Teresina, no Campus do bairro Pirajá. A operação é denominada de “Curriculum" e investiga irregularidades na aplicação de recursos federais. 

Conforme a PF, as irregularidades ocorreram nos Programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR). A operação foi deflagrada a partir de denúncias do Ministério Público Federal e da Controladoria Geral da União.

As irregularidades apontam para concessão fraudulenta de bolsas, que apenas em 2016 teriam gerado pagamentos impróprios de R$ 276.585,00. Foi constatado também a concessão de bolsas sem processo seletivo e a pessoas que não atendiam os requisitos, como ausência de comprovação de formação acadêmica e de experiência profissional, além de alguns dos bolsistas serem familiares de servidores da universidade. 

Foram ainda constatados indícios de que alguns bolsistas recebiam pagamentos sem realizar suas atividades, além do uso de bolsas para pagamentos de serviços de terceiros, o que significa desvio de finalidade na aplicação dos recursos dos programas federais.

O programa PARFOR objetiva a formação inicial e continuada dos profissionais do magistério para as redes públicas de educação básica, por meio de atividades presenciais. Já programa UAB visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no país, por meio do desenvolvimento de programas e de cursos na modalidade EAD - Educação a Distância. 

A Uespi, através de sua Assessoria de Comunição, divulgou uma nota sobre a ação da Polícia Federal. Leia abaixo: 

Nota de Esclarecimento da Uespi 

A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) vem a público informar que, motivada por notícias veiculadas na imprensa tendo como foco os programas PARFOR(Plano de Formação de Professores da Educação Básica) e NEAD(Núcleo de Educação à Distância)  desenvolvidos no âmbito desta IES, solicitou, ainda em meados de 2017, apuração por parte da Controladoria Geral do Estado e também da Controladoria Geral da União, tendo em vista tratar-se de recursos de origem federal.

Atendendo esta solicitação da UESPI, os órgãos de controle de contas acionaram a Polícia Federal para realizar as buscas necessárias de averiguação solicitada, ocorridas na manhã desta quarta-feira, 17/01/2018.

A Administração Superior UESPI deixa claro que, além de ter solicitado de ofício, está colaborando naquilo que é solicitada com a investigação e que é a maior interessada em que tudo fique esclarecido para garantir a transparência e a correta aplicação dos recursos públicos que tem sido o norte da atual gestão.

Assessoria de Comunicação - UESPI


 

Comentários