Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Notícias /

Tecnologia

Redação

contato@acessepiaui.com.br

12/02/2018 - 12h10

Compartilhe

Redação

contato@acessepiaui.com.br

12/02/2018 - 12h10

Passo a passo: saiba como usar o WhatsApp Business

Startup Octadesk lista dicas para pequenas e médias empresas se beneficiarem com a ferramenta.

 

 

Disponibilizada no último mês, o WhatsApp Business promete revolucionar a comunicação entre empresas e consumidores. A primeira versão da ferramenta gratuita está disponível apenas para pequenos comércios. A solução traz recursos que visam facilitar a comunicação das empresas com os seus clientes, além de ferramentas de métricas. Mas como usar?

A Octadesk, startup especializada em desenvolver soluções de gestão de relacionamento com os clientes, reuniu algumas dicas de uso da ferramenta. Confira:

1. Requisitos
Os requisitos para ter uma conta empresarial verificada são: ser uma PME e fornecer um número, fixo ou móvel, não vinculado a outra conta. Para estabelecer um contato, é necessário que o cliente acione a empresa ou forneça seu número de celular para que ela entre em contato.

2. Vantagens
As vantagens de utilizar a versão empresarial em relação à original são muitas: conta da empresa verificada e sinalizada como comercial, ferramentas para automatizar e classificar as mensagens, possibilidade de agendar mensagens, criar respostas automáticas, métricas de mensagem - o usuário consegue acompanhar as estatísticas sobre as mensagens e possibilidade de integração com chatbot.

3. Finalidades
Idealmente, as empresas devem usar o WhatsApp para se comunicar com seus atuais clientes, mais do que tentar atrair novos pelo aplicativo, afinal, ninguém gosta de receber mensagens de números desconhecidos. Apesar disso, a responsividade tende a ser maior quando se usa o WhatsApp ao invés da ligação telefônica: os clientes rejeitam mais ligações vindas de números não encontrados do que mensagens personalizadas de texto.

Esse canal pode ser usado para marketing (mensagens personalizadas, aviso de promoções e novidades etc.), customer support (responder dúvidas dos clientes) e comunicação interna (tratar de questões rápidas e objetivas com os colaboradores, evitando ruídos na comunicação). Além disso, o aplicativo empresarial é uma excelente plataforma one-to-one para comunicação direta com os clientes.

Ao mesmo tempo, para dar conta do volume de mensagens dos clientes, é melhor só escolher o WhatsApp como ponto de contato para atendimento, caso esse volume não seja tão elevado, já que você corre o risco de se desorganizar e deixar o cliente sem respostas.

Comentários