Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 28 de março de 2024
Municípios /

Santa Cruz dos Milagres

Santa Cruz dos Milagres

23/08/2013 - 08h59

Compartilhe

Santa Cruz dos Milagres

23/08/2013 - 08h59

PI 225 garante segurança aos romeiros de Santa Cruz dos Milagres

0

 0

Com a proximidade do mês de setembro, romeiros de diversas partes do Brasil se preparam para visitar o único santuário do Piauí reconhecido pelo Vaticano e o terceiro mais visitado do Nordeste brasileiro, no município de Santa Cruz dos Milagres, localizado a 181 quilômetros de Teresina.

Para garantir o acesso seguro ao Santuário o governador Wilson Martins entregou a restauração da pavimentação asfáltica da PI 225, que liga os municípios de Santa Cruz dos Milagres, São Félix e São Miguel da Baixa Grande à BR 316.

Ao todo foram investidos R$ 5.245.000,00 oriundos do Tesouro Estadual em mais de 60 quilômetros de extensão. Para o governador melhorar a estrada que leva a Santa Cruz dos Milagres é também fomentar o turismo. “Com o tratamento duplo que a obra recebeu foi possível garantir melhor condição de tráfego e segurança para os turistas que movimentam o Piauí, principalmente no período dos festejos religiosos”, enfatiza Wilson Martins.

História
De acordo com os moradores mais antigos do município, certa vez um beato passou pela região, durante as décadas finais do século XIX, e pediu a um fazendeiro que abrisse um buraco no chão, no alto de um morro. O fazendeiro se recusou a realizar o pedido e, então, o beato, com as próprias mãos, fez um buraco no local, fixou uma cruz e anunciou que a região seria fonte de milagres futuros.

A crença popular fez com que o lugar onde a cruz foi fixada recebesse a visita de romeiros em busca de bênçãos e milagres. Por isso, tradicionalmente, durante o mês de setembro, a comunidade realiza festejos como símbolo de fé e devoção.

Além das missas, novenas, alvoradas, corridas de cavalo, premiação e shows em praça pública, os festejos contam com a tradicional caminhada em devoção à santa padroeira do munícipio. Esta caminhada que reúne cerca de 30 mil pessoas é a principal atração, e o que estimula o turismo religioso no município.

Comentários