Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Municípios /

Batalha

Batalha

acessepiaui@hotmail.com

22/09/2013 - 20h24

Compartilhe

Batalha

acessepiaui@hotmail.com

22/09/2013 - 20h24

Município realiza Festa do Bode em outubro

0

 0

No período de 04 a 06 de outubro, acontecerá a Festa do Bode no Centro de Convivência dos Idosos, no município de Batalha, distante 154 quilômetros ao norte de Teresina.

O evento tem como objetivo divulgar as potencialidades turísticas, gastronômicas e artesanais da região, além de fortalecer o segmento da ovinocaprinocultura.

“Outro foco do evento é fortalecer a imagem de Batalha como município de destaque na criação de ovinos e caprinos e ainda valorizar a cultura local. Estamos incentivando os empresários a criarem novos produtos para apresentar aos visitantes”, afirma o gerente do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, Sebrae, em Piripiri, Helder Freitas

Na programação do evento constam feira multisetorial, leilão de ovinos e caprinos, orientações e informações sobre apicultura, shows com bandas de forró, mostra gastronômica e capacitação para ovinocaprinocultores, piscicultores e apicultores.

A Festa do Bode também destacará a importância e o potencial da piscicultura na região. No evento, acontecerão as competições Balança de Ouro, na qual será premiado o peixe mais pesado, e um pesque-pague.

Para produtores de abelha, serão dadas informações sobre a produção de mel, própolis, e apitoxina, que é uma substância contida no ferrão da abelha e que tem alto valor comercial no segmento de manipulação de medicamentos.

O evento é também uma oportunidade de adquirir conhecimentos. Na Festa do Bode acontecerão palestras com temáticas relacionadas ao agronegócio. Comercialização de Carnes Caprina e Ovina para Companhia Nacional de Abastecimento, Conab e Merenda Escolar; Manejo Alimentar e Sanitário de Caprinos e Ovinos; As Novas Possibilidades Econômicas com a Apicultura; e Piscicultura – Um Grande Negócio no Piauí serão os temas das capacitações.

Também acontecerão competições dentro da Festa do Bode, a exemplo da Bodejada, Laço do Bode, entre outras. A escolha da Rainha do Bode é mais uma atração da Festa.

Na ocasião, os empreendedores dos setores de comércio, indústria, serviços e agronegócios irão expor seus produtos. O evento contará ainda com estandes para comercialização da culinária de ovinos e caprinos, artesanato e equipamentos agrícolas. Instituições financeiras e parceiros do evento também terão espaço na feira. No total, serão 40 estandes montados no evento.

Estima-se que a cidade de Batalha receberá cerca de 50 mil visitantes no período de realização da Festa do Bode.

A Festa do Bode é uma realização da Prefeitura Municipal de Batalha em parceria com Sebrae no Piauí, Governo do Estado, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Upmed e Norte Sul Alimentos.
CAPACITAÇÕES

Para preparar os empresários locais para essa grande festa, o Sebrae realiza diversas capacitações naquela cidade.

Amanhã (23), acontecerá uma palestra sobre Microempreendedor Individual. Já na terça feira (24), serão ministradas as palestras Marketing para Pequenos Negócios e Como Participar de Feiras e Eventos.

Na quarta-feira (25), ocorrerá a oficina Cortes Padronizados de Carcaças de Caprinos e Ovinos.

Já foram realizados também outros treinamentos como, por exemplo, os cursos de Gastronomia em Ovinocaprino e Básico para Garçom. Os empresários participaram ainda da capacitação em Higiene e Manipulação de Alimentos. Também foram realizadas as oficinas SEI Empreender e SEI Controlar Meu Dinheiro para Microempreendedores Individuais.

Fonte: Agência Sebrae

Comentários