Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 29 de março de 2024
Municípios /

Batalha

Batalha

acessepiaui@hotmail.com

30/10/2013 - 17h42

Compartilhe

Batalha

acessepiaui@hotmail.com

30/10/2013 - 17h42

Matadouro Público funciona em péssimas condições

0

 0

A situação do matadouro público da cidade de Batalha, a 154 km de Teresina, é degradante. O local não garante as mínimas condições de higiene e atenta contra a saúde da população. Não existe tratamento adequado exigido para o abate dos animais. Os açougueiros não recebem os equipamentos e as vestimentas apropriadas para o trabalho. No local, tudo beira à imundície e o desleixo.

Situação de precariedade no abatedouro. (Foto: Ricardo Nunes)

Além disso, não existe médico veterinário, profissional responsável por examinar e inspecionar o abate dos animais. A situação desrespeita as normas sanitárias. Para piorar, publicação de um site da cidade denuncia que em Batalha o abate ainda é feito de forma primitiva, cruel e violenta.

“Eles laçam o animal no curral, uns três ou quatro [homens] puxam numa corda para dentro do salão. Enquanto isso, outro rapaz fica cutucando o animal com uma estaca (pedaço de madeira) de ponta fina, furando os olhos do boi, quebrando o rabo e batendo com muita força, até chegar ao local onde recebe as marretadas na cabeça. Aquele momento é estressante e barulhento”, diz Ricardo Nunes, que fez o registro fotográfico mostrando a situação do local.

As obras de construção de um novo matadouro na cidade começaram em julho deste ano, mas estão paralisadas desde setembro. A população do município espera com ansiedade a conclusão da obra e o fim da triste realidade observada no atual abatedouro.

Com informações do Folha de Batalha

Comentários