Facebook
  RSS
  Whatsapp
Terça-feira, 16 de abril de 2024
Municípios /

Batalha

Batalha

acessepiaui@hotmail.com

21/11/2013 - 09h30

Compartilhe

Batalha

acessepiaui@hotmail.com

21/11/2013 - 09h30

Governo retoma obras da barragem Tinguis

0

 0

O Governo do Estado, através do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), retomou as obras de construção da barragem Tinguis, entre os municípios de Batalha, Piracuruca, Piripiri e Brasileira na região Norte do estado. Para o reinício, o Ministério da Integração Nacional liberou, através da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), R$ 14 milhões.

Segundo o diretor de Engenharia do Idepi, Átila Jesuíno, para que a barragem fique pronta serão necessários ainda R$ 72 milhões. Construída no rio dos Matos, Tinguis vai beneficiar os municípios de Batalha, Piracuruca, Piripiri e Brasileira.

Jesuíno explica que Tinguis tem 48% de suas obras prontas, mas estavam paralisadas há mais de dez anos. Quando terminada, terá uma parede de 22 metros de altura e 5,1 mil metros de extensão. Sua bacia hidrográfica terá 1,4 mil quilômetros quadrados e a bacia hidráulica, 5,340 mil hectares, para uma capacidade máxima de armazenamento de 280 milhões de metros cúbicos de água.

A retomada das obras só foi possível graças à ação do governador Wilson Martins e da bancada parlamentar federal, em Brasília, para a liberação de recursos da Codevasf.

O Governo do Estado vai viabilizar o aproveitamento do lago para o desenvolvimento de projetos de piscicultura e de irrigação, garantindo a geração de emprego e renda na região. “Trabalhamos para os mais necessitados e a piscicultura e a irrigação familiar são duas boas opções”, disse Wilson Martins.

Comentários