Facebook
  RSS
  Whatsapp
Sexta-feira, 19 de abril de 2024
Colunas /

Luzilândia

14/03/2016 - 11h28

Compartilhe

Luzilândia

14/03/2016 - 11h28

SDR inaugura unidade do Quintal Agroecológico em Luzilândia

Inauguração da Unidade de Demonstração de Quintal Agroecológico no assentamento Palmares.	(Foto:Larissa Machado)

 Inauguração da Unidade de Demonstração de Quintal Agroecológico no assentamento Palmares. (Foto:Larissa Machado)

O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), inaugurou, no sábado (12), a Unidade de Demonstração de Quintal Agroecológico no assentamento Palmares, na cidade de Luzilândia. A ação faz parte do programa Piauí Produtivo e vai beneficiar as 110 famílias da localidade, ensinando como funciona um quintal agroecológico e, assim, contribuir para o desenvolvimento da produtividade no assentamento Palmares. A entrega é resultado da parceria entre a SDR e a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do programa Saberes Agroecológicos, com apoio do Emater, da Prefeitura de Luizilândia, do Incra, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e das associações.

 

O governador Wellington Dias enfatizou que o Estado está trabalhando no assentamento Palmares uma alternativa para gerar renda. “As pessoas daqui têm terra, têm casa e precisam da renda. Estamos trabalhando com um modelo chamado de “sisteminha” onde é possível trabalhar um consórcio de criação de peixe em uma pequena área no sistema de tanque com 11 mil litros de água e capacidade de agregar 250 peixes, que podem chegar até 1 quilo, no prazo de seis meses. Esta água é reutilizada na área de horta e fruticultura, além de criação de galinha. Ou seja, cada um aqui tem a função de alimentar o outro gerando um custo reduzido. O objetivo da ação é atingir uma renda igual ou acima de três salários mínimos por mês, em média, para cada família. Isso é o que tira uma pessoa de situação de sem renda para ter uma renda de classe média”, enfatizou o chefe do executivo estadual.

 


Na ocasião, os moradores do assentamento Palmares receberam ainda 100 alevinos de Tilápia e 250 mudas de caju para impulsionar a parte de fruticultura. Também foram entregues frutas e 22 cartões para as famílias de agricultores familiares cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), popularmente conhecido como Compra Direta.

 

Ildenei Pereira de Carvalho é agricultora. Atualmente, preside a Associação dos Moradores do Assentamento Palmares, onde mora desde sua fundação, há 18 anos. Ela disse que as famílias da localidade estão muito esperançosas com a implantação da Unidade Demonstrativa. “É uma maneira de nortear nossos projetos para que passemos a produzir de forma mais organizada, mais sistematizada e com mais técnica, porque teremos o acompanhamento de profissionais. Temos muita expectativa neste modelo de produção como o começo de outros projetos que estamos pleiteando para o assentamento, visando ter um grande polo de produção de hortaliças e de frutas. A ideia é também repassar esta experiência para outros assentamentos do estado”, enfatizou Ildeni de Carvalho.

 

Essa é a primeira experiência de quintal agroecológico no assentamento Palmares. Para o secretário da SDR, Francisco Limma, isso traz vários benefícios às famílias do assentamento e das localidades do entorno como a distribuição de alevinos para os piscicultores, distribuição de mudas, o compra direta que adquire parte da produção dos agricultores familiares. “A parceria não é uma coisa fácil de construir, mas é fundamental para o desempenho dos programas de apoio à produção da agricultura familiar. Esta inauguração demonstra o empenho do Estado para estimular as atividades produtivas nos assentamentos da reforma agrária no Piauí”, ressaltou Francisco Limma.

 

 

Luzilândia

Comentários