Facebook
  RSS
  Whatsapp
Quinta-feira, 18 de abril de 2024
Colunas /

Jatobá do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

21/03/2016 - 09h11

Compartilhe

Jatobá do Piauí

acessepiaui@hotmail.com

21/03/2016 - 09h11

Emater promove curso no XII Festival da Melancia em Jatobá do Piauí

Emater promove curso no XII Festival da Melancia em Jatobá do Piauí ( Foto: Emanuel Ramos)

 Emater promove curso no XII Festival da Melancia em Jatobá do Piauí ( Foto: Emanuel Ramos)

O Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Piauí (Emater), em parceria com a prefeitura municipal de Jatobá do Piauí, realizou naquele município um curso sobre beneficiamento da melancia para produção de sorvete, geleia e paçoca à base de sementes.


O curso teve carga horária de 32h e foi destinado a agricultores familiares e às merendeiras das escolas do município. A solicitação de vagas para as merendeiras foi uma provocação da Secretária Municipal de Educação. Foram ofertadas 20 vagas aos agricultores familiares do povoado Imburana, Tamarindo e comunidades vizinhas.

 

Segundo a extensionista do Emater, Lucima Ferreira, a ideia do curso foi apresentar boas práticas de conservação e armazenamento, além de demonstrar as várias formas do consumo da melancia. “Desde o início do festival, o Emater é parceiro e queremos, através deste curso, apresentar para os participantes mais uma maneira de gerar renda”, declarou.

 

Os participantes tiveram a oportunidade de obter conhecimentos sobre Boas Práticas de Fabricação (BPF), que trata do conjunto de normas que padronizam e definem procedimentos, métodos de controle de qualidade, fabricação, condições de instalações, equipamentos e sua manutenção, embalagens, armazenamento e distribuição dos produtos. Serão trabalhadas também técnicas para o plantio e orientações sobre ações agroecológicas que resultem na colheita da fruta saudável para o consumo.

 

Esta atividade fez parte da programação da 12ª edição do Festival da Melancia. Os organizadores do evento pensaram em uma vasta programação como dia de campo, palestras, apresentações artísticas e shows.

 

Segundo o prefeito Dalberto Rocha, este momento também teve como objetivo gerar conhecimento para os agricultores no sentido de pensar sobre uma produção saudável. “Realizamos nesta manhã palestras sobre produção agroecológica e também maneiras de combater as pragas, e isto com certeza irá melhorar a produção dos nossos agricultores familiares”, disse.

 

De acordo com o diretor geral do Emater, Marcos Vinicius, o apoio a agricultura familiar deve estar sempre em primeiro lugar, tanto na promoção de festivais como promoção de cursos e capacitações. “Os extensionistas do Emater estiveram no município desde o começo do mês capacitando agricultores, pois a ideia é gerar conhecimento através de práticas que possam melhorar a produção e por consequência gerar mais renda”, destacou. 

Jatobá do Piauí

Comentários